Olá, doutor! Hoje vamos responder a uma dúvida que povoa a mente da maioria dos profissionais da saúde: emitir recibo Receita saúde ou nota fiscal de serviços? Qual é o momento para emitir cada um deles? Pelo fato de sermos especialistas em contabilidade para a área da saúde, temos conhecimento específico e podemos ajudar médicos e demais profissionais da saúde de todo o Brasil. Portanto, se você ainda não conta com o apoio de uma contabilidade especializada na área da saúde, você está perdnedo tempo e dinehrio. Fale conosco agora clicando aqui.
Antes de mais nada, saiba que a nota fiscal eletrônica e o recibo Receita Saúde são dois instrumentos necessário para acobertar a prestação de serviços de médicos e profissionais da saúde. Ademais é por meio deles que o governo tributa empresas e profissionais autônomos.
Todavia, parte considerável dos profissionais da área da saúde tem dúvidas: emitir recibo Receita Saúde ou nota fiscal eletrônica nas operações dentro do seu negócio? Como somos autoridade em contabilidade para área da saúde em todo o BRasil, vamos trazer todos os esclarecimentos para você.
PRECISO TROCAR DE CONTADOR AGORA
O que é o recibo Receita Saúde?
Primeiramente, entenda que o recibo Receita Saúde é uma forma eletrônica de emitir recibos médicos. Segundo a Receita Federal a sua criação teve como objetivo simplificar e disciplinar a emissão de recibos. Contudo, sabemos que também existe o objetivo de combater a sonegação de impostos, visto que após a sua emissão o recibo vai diretamente para a declaração do imposto de renda pré-preenchida.
Quem precisa emitir Recito Receita Saúde?
Em segundo lugar, esclareço que se você é médico, dentista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional e atua como pessoa fiísica atendendo pacientes pessoas físicas não pode mais emitir recibos médicos em papel. Desde janeiro de 2025 a emissão do recibo médico para profissionais autônomos, ou seja, aqueles que trabalham como pessoa física.é exclusivamente pelo aplicativo Receita Saúde no portal da Receita Federal.
Qual o momento certo para emitir o Recibo Receita Saúde?
Segundo manual de orientação do Receita Saúde, a emissão do recibo acontece no momento do pagamento do serviço. Assim, se você prestou um serviço de R$ 1 mil e dividiu este serviço em duas parcelas, deverá emitir um recibo para cada parcela paga.
Existe prazo para cancelar recibo Receita Saúde emitido?
Sim. É possível cancelar um recibo médico emitido casa haja incorreções, ou ero de preenchimento. O prazo de cancelamento é de dez dias contados da data de emissão.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
O que é a nota fiscal eletrônica de serviços?
A nota fiscal de serviços eletrônica, NFSe, é a forma de registrar as prestações de serviços das empresas de serviços em geral. É através dela que o governo tributa as empresas conforme o seu regime tributário.
Quem precisa emitir a nota fiscal eletrônica de serviços?
Esclareço que o profissional da saúde que tem o seu CNPJ, deverá emitir a nota fiscal de serviços, ao invés de emitir recibos médicos.
Vale destacar a importância de uma contabilidade especializada na area da saúde para que você possa sempre usufruir das menores taxas de impostos através de escolhas certas. É possível que você reduza muito a sua carga tributária através de um CNPJ com possibilidade, inclusive, de pagar imposto inicial à partir de 6% no regime do Simples Nacional.
Qual é o momento certo para emitir Nota Fiscal de Serviços?
A emissão da nota fiscal de serviços eletrõnica acontece no momento do pagamento do serviço. Assim, se você prestou um serviço e dividiu em 3 parcelas, deverá emitir um recibo para cada parcela paga no momento do pagamento.
É possível emitir recibo Receita Saúde e nota fiscal ao mesmo tempo?
A resposta é sim. A esta forma de tributação chamamos de tributação híbrida. Porém, isto só deve ser feito sob a supervisão de uma contabilidade especializada na área da saúde.
A tributação híbrida consiste em tributar parte dos seus ganhos como pessoa física e outra parte como pessoa jurídica. Assim, é possível reduzir impostos de forma totalmente legal.
Tributação híbrida requer cuidado especial
Saliento que na hora de tributar parte dos seus ganhos como pessoa física, usando as despesas dedutíveis para abater a base de cálculo do imposto de renda, é necessário que estas despesas estejam em nome do profissional da saúde. Despesas, como aluguel, internet, energia elétrica, material de consumo, material de limpeza entre outras deve obrigatoriamente estar registradas no CPF do dono do consultório.
Receita Saúde e carnê-leão: como é a tributação?
Profissionais da saúde que emitem recibos pelo aplicativo Receita Saúde devem recolher o imposto de renda utilizando o Carnê-leão. A tributação ocorre setundo a legislação do imposto de renda da pessoa física, com alíquotas que variam de 7,5% a 27,5%. Ao preencher o carnê-leão, havendo imposto de renda a pagar, será gerado o DARF para pagamento.
Por outro lado, existe a possibilidade de abater as despesas relacionadas ao exercício da atividade, como já foi dito.
Importância da contabilidade especializada para a área da saúde
Por fim, de nada adianta ter um CNPJ, ou atuar como pessoa física se você não conta com o apoio de uma contabilidade especializada para profissionais da saúde. O setor da saúde tem diversos benefícios fiscais e tributários que somente quem conhece do assunto consegue aproveitar bem. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos autoridade em contabilidade médica. Além disso, atendemos em todo o Brasil. Nosso foco está na redução da carga tributária de forma totalmente segura.