Olá pessoal! Hoje vou falar da vantagem do Simples Nacional para dentistas. Nossa empresa contábil LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos especialistas em contabilidade para dentistas. Por isso, preparamos este artigo para você, dentista. Sendo assim, convido você a se inscrever no nosso canal do YouTube clicando aqui. Temos um conteúdo diversificado que irá ajudá-lo na hora de empreender ou administrar o seu negócio.
Índice
O QUE É O SIMPLES NACIONAL?
Em primeiro lugar, vamos entender o que é o Regime Simplificado de Recolhimento de Impostos. Este foi criado pela Lei Complementar 123/2006, com o objetivo de oferecer tratamento tributário às micro e pequenas empresas. Portanto, nesse regime, além de uma carga tributária menor, o contribuinte pode recolher todos os impostos em uma guia única, chamada DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. São estes os impostos agrupados:
- IRPJ – Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica;
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados,
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- PIS – Contribuição para o PIS/Pasep;
- CPP – Contribuição Patronal Previdenciária – CPP;
- ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação;
- ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.
Em segundo lugar, é um regime bastante interessante para diversos segmentos. Contudo, antes de optar por esse regime tributário, você precisa consultar uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA que irá fazer uma avaliação para saber se é viável ou não fazer tal opção.
SIMPLES NACIONAL PARA DENTISTAS
Se você é dentista e pretende abrir uma clínica odontológica enquadrada no Simples Nacional, saiba que isso é possível. Desde 2015 com a Lei Complementar 147 os profissionais da área da odontologia podem abrir um CNPJ no Simples Nacional. Porém, para que essa opção seja feita de forma correta, não deixe nunca de contar com uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA PARA DENTISTAS. Nós temos expertise para ajudar você nesse processo.
TRIBUTAÇÃO PARA DENTISTAS NO SIMPLES NACIONAL
Como já foi dito, clínicas odontológicas podem optar pelo Simples Nacional. Neste caso, poderão ser tributadas tanto pelo anexo III, como pelo anexo V. Todavia, isso vai depender do custo de folha de pagamento, inclusive pró-labore. Assim, caso o custo com folha fique acima de 28% a tributação poderá ser feita pelo anexo III do Simples Nacional, com alíquotas à partir de 6%. Mas, se o custo com folha de pagamento for inferior a 28# a tributação se dará pelo Anexo V, com alíquotas à partir de 15,5%. Assim, sem a ajuda de um profissional capacitado, você poderá ter um imposto alto para pagar.
COMO ABRIR CLÍNICA OU CONSULTÓRIO DENTÁRIO NO SIMPLES?
Agora que você já sabe que é possível sim abrir uma clínica ou consultório odontológico no Simples Nacional e também sabe como é a tributação, chegou a hora de saber como fazer isso. Entretanto, é preciso entender a importância do PROFISSIONAL CONTÁBIL na condução desse processo. Assim, depois de contratar o contador, é hora de providenciar os documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de endereço, IPTU e escritura do imóvel, registro no CRO, e demais documentos pessoais. Depois disso, o contador irá fazer todo o processo de registro, contrato social, CNPJ, alvará na prefeitura e outras licenças que porventura sejam exigidas pelo município.
Em suma, você percebeu que ter um CNPJ para clínica ou consultório odontológico é bastante vantajoso. Portanto, se é esse o seu desejo, fale com nossa equipe clicando aqui agora.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL