USO DE UNIFORME NO TRABALHO: O QUE DIZ A LEI?

Uniforme - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal! Mesmo que a utilização de uniformes personalizados  seja uma prática comum em pequenas, médias e grandes empresas, as regras sobre o uso das roupas de trabalho ainda geram dúvidas em empresários e colaboradores. Neste artigo, vamos conversar um pouquinho sobre esse assunto e já convido você a conhecer nosso canal no Youtube, onde poderá encontrar muitos outros temas de interesse, acessando o link clique aqui

EMPRESA PODE OBRIGAR O USO DE UNIFORME?

A resposta é sim, a empresa pode definir o uniforme como vestimenta padrão no ambiente de trabalho. Veja o que diz o Art. 456-A, incluído em 2017 nas leis de trabalho:

“Cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.”

FUNCIONÁRIO PODE SE RECUSAR A USAR UNIFORME?

Ao assinar o contrato de trabalho, o empregado aceita cumprir as regras estabelecidas pelo empregador no documento, inclusive às que se referem ao uso obrigatório do uniforme. Por isso, quem se recusa a cumprir o código de vestimenta pré-estabelecido está sujeito à advertências e até mesmo à suspensão.

Portanto, faz-se necessário informar os empresários de que os uniformes devem ser sóbrios, sem decotes excessivos nem frases de duplo sentido ou insinuantes. Em suma, o uniforme não pode expor o empregado a situações constrangedoras. Também devem ser confortáveis, protegendo do frio ou evitando o calor excessivo. Portanto, se você é empresário, está com dificuldades, basta clicar aqui para falar com nossa equipe que poderá ajudá-lo na condução desse processo com segurança.

MAS QUEM PAGA PELO UNIFORME?

De acordo com a lei, quando o uso do uniforme é obrigatório a empresa deve fornecê-lo para seus colaboradores. Já se o uso é opcional, é possível subsidiar apenas uma parte do valor ou cobrá-lo integralmente dos funcionários.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE PELA HIGIENIZAÇÃO?

A regra é encontrada no parágrafo único do artigo 456-A da CLT:

“A higienização do uniforme é de responsabilidade do trabalhador, salvo nas hipóteses em que forem necessários procedimentos ou produtos diferentes dos utilizados para a higienização das vestimentas de uso comum.”

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Caso você empresário precise de maiores informações ou ainda quer migrar de contabilidade basta clicar aqui que teremos o maior prazer em atendê-lo

Linimar Stoque 

Empresário Contábil

5/5 - (1 voto)

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

como abrir cnpj para dentista

COMO ABRIR CNPJ PARA DENTISTA EM 2025?

Olá, pessoal! Quer saber como abrir CNPJ para dentista? Você está no lugar certo. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, somos especialistas em contabilidade

Recomendado só para você
Olá pessoal, muita gente tem o hábito de consultar o…
Cresta Posts Box by CP
Logopng Contraste - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Médico! Pague menos impostos abrindo um CNPJ.

Quer saber mais?

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais