Olá pessoal! Hoje, vou falar sobre a tributação para psiquiatra. Um tema de grande relevância e de interesse de todo profissional da área da psiquiatria. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos especialistas em contabilidade para psiquiatras e clínicas de psiquiatria. Já atendemos mais de 10 estados brasileiros, ajudando psiquiatras a escolherem as melhores estratégicas para o seu negócio. Nosso foco está na redução da carga tributária de forma legal e segura.
Psiquiatra pessoa física: até quando vale a pena?
Antes de tudo, vale destacar que legalmente falando o psiquiatra pode trabalhar como pessoa física. Todavia, para que a coisa funcione bem, deve se atentar a alguns aspectos importantes. Toda pessoa que trabalha como autônomo deve tributar seus ganhos, segundo a legislação do imposto de renda. Assim, o psiquiatra que escolhe trabalhar como autônomo deve pagar mensalmente o imposto de renda através do carnê-leão. No entanto, quando você tem um ganho que ultrapassa os R$ 6 mil ao mês, isso passa a não ser tão interessante. Isso acontece porque você alcança o teto do imposto de renda que é 27,5%. Vale descatar que o psiquiatra autônomo deve recolher o INSS sobre o seu ganho, com alíquota de 20%. Como então reduzir o imposto do psiquiatra de forma legal? Falaremos disso mais adiante.
Como abrir MEI para psiquiatra?
Primeiramente, preciso jogar água no seu chopp… infelizmente. Talvez você não saiba, mas o psiquiatra não pode ser MEI. Por se tratar de uma profissão regulamentada, a atividade de psiquiatria não pode se registrar como microempreendedor individual. Aliás, o CNAE para atividades de psiquiatria nem aparece dentre as permitidas no MEI. Contudo, existe alternativas interesantes para você que deseja abrir o seu CNPJ para atividades de fisioterapia. No Brasil existem 3 regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Entenda melhor como cada uma funciona nas próximas linhas.
Abertura de CNPJ para psiquiatra
A princpipio. a abertura de CNPJ para psiquiatra traz inúmeros benefícios para este profissional. Entretanto, para usufruir das menores alíquotas de impostos você precisa buscar o apoio de uma contabilidade especializada para a área da psiquiatria. Com isso, você pode pagar, por exemplo, imposto inicial de apenas 6%. Quer saber como isso é possível? Vou te contar.
Tributação para psiquiatra PJ
Atualmente, a tributação para psiquiatra que escolhe ter o seu CNPJ ocorre através dos três regimes tributários existentes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A escolha do regime tributário que melhor se encaixa na sua situação é feita por meio de um contador especialista em psiquiatras.
Simples Nacional para Psiquiatra
Em primeiro lugar, vamos falar do regime do Simples Nacional. Este é o mais popular de todos os regimes tributários por ser um regime cuja apuração e recolhimento dos tributos acontece de forma mais simplificada. Em outras palavras, todos os impostos são concentrados em uma única guia, cujo vencimento é sempre no dia 20 do mês seguinte ao fato gerador. Por outro lado, neste modelo a alíquota de imposto é progressiva, ou seja, à medida que o faturamento da sua clínica de psiquiatria sobe, subirá também a alíquota do Simples Nacional.
Em segundo lugar, entenda que o psiquiatra que tem o seu CNPJ no regime do Simples Nacional está originalmente enquadrado no anexo V, com imposto inicial de 15,5%. Note que este imposto é bem menor do que ele pagaria como pessoa física. Todavia, existe uma forma de reduzir o imposto do psiquiatra de 15,5% para apenas 6%, migrando para o anexo III do regime. Mas, como isso é possível?
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Fator R para psiquiatra
Existe um benefício tributário que permite sim, reduzir o imposto da clínica de psiquiatria de 15,5% para apenas 6%. É o chamado Fator R. O fator R é a relação folha de pagamento x faturamento da empresa. Em outras palavras, se seu custo de folha de pagamento, considerando o pró-labore dos sócios, é superior a 28% do faturamento a tributação acontecerá pelo anexo III do Simples, com alíquota inicial de apenas 6%. Assim, a participação de uma contabilidade especializada para psiquiatra é de fundamental importância. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO há mais de 28 anos atendendo psiquiatras e clínicas de psiquiatria podemos ajudá-lo a fazer as melhres escolhas.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
Lucro Presumido para psiquiatra
Depois disso, temos o regime do Lucro Presumido. Neste modelo, há significativas diferenças em relação ao Simples Nacional. A começar pela forma de apuração e recolhimento de impostos. Neste regime, todos os impostos são calculados e recolhidos separadamente, inclusive o ISS – Imposto Sobre Serviços do seu município. No momento da abertura da sua clínica de psiquiatria, o contador especialista em clínicas de psiquiatria saberá se este modelo é mais indicado ou não para o seu negócio. Outro ponto importante é que ao contrário do que acontece no Simples Nacional, a alíquota efetiva de impostos é, digamos, travada. Ou seja, o crescimento do faturamento não vai influenciar na alíquota do imposto a pagar. Então, o psiquiatra que abrir o seu CNPJ no regime do Lucro presumido vai pagar imposto que varia entre 13,33% e 16,33%.
Vale ressaltar que no Lucro Presumido, existe a cobrança da CPP – Contribuição Previdenciária Patronal de 20% sobre a folha de pagamento da empresa. Assim, se você tem um alto custo com folha de pagamento, deve avaliar também esta questão.
Lucro Real para psiquiatra
Por fim, o psiquiatra tem a opção do regime do Lucro Real. Este é um modelo muito usando por grandes empresas que têm baixas margens de lucros e muitas despesas dedutíveis. Assim, é importante que ao optar por este modelo tributário, sua empresa tenha baixas margens de lucro e muitas despesas. Isso porque o IRPJ e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquito -CSLL têm como base de cálculo o lucro líquido da empresa. Em outras palavras, empresas com margens de lucro um pouco maiores irão pagar mais impostos.
Qual é a melhor tributação para psquiatra?
Para concluir, para sabermos qual é a melhor tributação para psiquiatra devemos analisar aspecots como folha de pagamento, faturamento da empresa, tipo de fornecedores entre outros. Basicamente, o Simples Nacional é mais indicado para clínicas de psiquiatria com faturamento de até R$ 40 mill ao mês. Jà o Lucro Presumido é indicado para negócios maiores, no entanto deve-se avaliar a questão da folha de pagamento, já que no Lucro Presumido existe a CPP de 20% sobre salários. Por outro lado, o Lucro Real é mais indicado para clínicas de psiquiatria com baixas margens de lucro e muitas despesas dedutíveis.
Assim, na hora de você abirr o CNPJ para a sua clínica de psiquiatria, vai precisar da assessoria de uma contabilidae especializada para psiquiatras e clínicas de psiquiatria. Somente um contador especialista saberá fazer as melhores escolhas, proporcionando ao psiquiatra pagar menos impostos de forma segura.
Conte com a LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO
Se você deseja abrir o seu CNPJ para atuar como psiquiatra, basta clicar aqui agora para falar com a nossa equipe. Atendemos dezenas de clínicas de psiquiatria em diversos estados brasileiros com foco na redução da carga tributária de forma segura.
LINIMAR STOQUE
ESPECIALISTA EM PSIQUIATRAS E CLÍNICAS DE PSIQUIATRIA