Olá pessoal! No Brasil temos cerca de 546 mil médicos registrados. Boa parte desses profissionais optam a cada ano por trabalhar com um CNPJ. Por isso, hoje quero trazer para você a opção de abertura de CNPJ na forma de Sociedade Limitada Unipessoal para médicos. Convido você a se inscrever no nosso canal do YouTube clicando aqui. Além disso, se você é médico e chegou até aqui, certamente está precisando de ajuda. Sendo assim,. nós estamos aqui para abraçar você, pegar na sua mão, e ajudá-lo na abertura e gestão da sua clínica médica: clique aqui agora.
Índice
ABRIR CNPJ OU ATUAR COMO AUTÔNOMO?
Em primeiro lugar, vale deixar claro que ao optar trabalhar como pessoa física, o médico está sujeito à legislação do imposto de renda da pessoa física. As alíquotas vão de 7,5% até 27,5%. Quem ganha acima de R$ 1.903,98 já será tributado. Sendo assim, o médico deve avaliar junto a um contador se será vantajoso continuar como autônomo. Vale lembrar que médicos geralmente faturam bem mais que esse valor, e portanto, pagará a alíquota máxima de 27,5%.
Em segundo lugar, se a opção for a abertura do CNPJ, a tributação poderá ser bem menor. O INSS do empresário que tem um CNPJ, é de 11%, ao contrário do INSS do autônomo que é de 20%. Além disso, no Simples Nacional, poderá pagar imposto à partir de 6%. Todavia, para que isso ocorra, será preciso contar com uma contabilidade especializada em médicos, clínicas e profissionais da saúde em geral. Isso porque é necessário que o Fator R (relação folha de pagamento x faturamento) seja superior a 28%. Assim, a tributação da clínica médica será pelo Anexo III do Simples Nacional, com alíquotas iniciais de 6%. Portanto, fica claro que a abertura de CNPJ para médicos é muito mais vantajoso.
TIPOS DE NATUREZA JURÍDICA
Sociedade Empresária Limitada: Para médicos que desejam abrir empresas médicas com sócios, mantendo seu patrimônio pessoal protegido de dívidas da empresa.
SLU: Natureza jurídica sociedade limitada unipessoal, destinada a médicos que desejam atuar sem sócios e manter o patrimônio pessoal protegido contra dívidas da empresa.
EI: Opção para médicos que desejam abrir empresas sem sócios, com faturamento anual de até R$ 360 mil e patrimônio pessoal vinculado ao da empresa.
Sociedade Simples Limitada: Para médicos que desejam abrir uma sociedade com outros profissionais da área da saúde, mantendo patrimônios pessoais separados da empresa.
Sociedade Simples Pura: Para médicos que desejam abrir uma empresa de médicos com outros profissionais da área da saúde sem separar o patrimônio pessoal do patrimônio da empresa.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
MÉDICO E A SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL
A abertura de uma sociedade limitada unipessoal para médicos é uma forma segura de iniciar um negócio no segmento médico. Esta inovação veio por meio da Lei da Liberdade Econômica, Lei 13.874/2019. Assim, agora é possível abrir uma sociedade com apenas um sócio, sem exigência de capital mínimo, como acontecia com a EIRELI – Empresa Limitada Unipessoal. Além disso, quando o médico faz esta opção ele terá seu patrimônio pessoal protegido de eventuais problemas que possam atingir o negócio.
Para concluir, é importante salientar que para usufruir benefícios da abertura de uma Sociedade Limitada Unipessoal para médicos e, consequentemente pagar menos impostos, faz-se necessário a contratação de uma contabilidade especializada em médicos, clínicas e profissionais de saúde. Nós estamos aqui para ajudá-lo. Queremos participar do seu crescimento, queremos fazer parte da sua história de sucesso.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL