Olá doutor! Neste artigo vamos falar sobre o Simples Nacional para clínica médica. Vamos mostrar as vantagens e desvantagens do Simples Nacional para empresas da área da saúde. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE &GESTÃO somos uma contabilidade especializada para a área da saúde, atendendo em todo o território nacional com foco na redução da carga tributária de forma totalmente legal. Se você busca a assessoria de uma contabilidade que entenda do seu negócio, basta clicar aqui para falar com um de nossos consultores.
Antes de tudo, destaco que você que pensa em abrir uma clínica médica precisa buscar o apoio de uma contabilidade especializada neste segmento. Isso porque o setor da saúde tem particularidades que podem fazer grande diferença na hora de pagar seus tritubos. Em outras palavras, escolher uma contabilidade especializada na área da saúde, pode reduzir drasticamente a sua carga tributária e, com isso, aumentar o lucro da sua clínica médica.
Qual o CNAE para clínica médica?
Primeiramente, quando você decide abrir um CNPJ para clínica médica, você deverá escolher quais atividades, ou seja, quais especialidades sua clínica médica irá oferecer. Isso é feito por meio do CNAE – Código Nacional de Atividade Econòmica. Vale destacar que escolher corretamente as atividades impactam positivamente na carga tributária do negócio. O CNAE 8630-5/03 (atividades médicas ambulatoriais restritas a consultas) para clínicas focadas em consultas, o 8630-5/02 (atividades médicas ambulatoriais com recursos para exames complementares) se houver exames, e o 8630-5/01 (atividades médicas ambulatoriais com recursos para procedimentos cirúrgicos) se a clínica realizar cirurgias.
Abertura de clínica médica
Em segundo lugar, quero destacar que o processo de abertura e legalização de uma clínica médica tem aspectos muito peculiares, como por exemplo, a questão dos alvarás e licenças do município. Portanto, um contador especialista na condução deste processo é fundamental.
O processo de abertura de uma clínica médica começa pela consulta da viabilidade do município, momento em que a prefeitura avaliará se a sua clínica médica poderá ou não funcionar naquele local escolhido.
Tipo Jurídico e regime triburtário para Clínica Médica
Depois disso, o processo segue seu curso com a escolha do regime tributário, tipo jurídico e elaboração do contrato social. Assim, você pode começar sua clínica médica no Simples Nacional, no Lucro Presumido ou então no regime do Lucro Real. Além disso, poderá abrir seu negócio com ou sem sócio, ou seja, como sociedade empresária limitada ou então uma sociedade limitada unipessoal – SLU.
Simples Nacional para clínica médica
Com a finalidade de reduzir a carga tributária das pequenas e médias empresas, além de facilitar o recolhimento dos impostos foi criado o regime do Simples Nacional. Todavia, ele sofreu algumas mudanças e hoje em dia não é mais tão simples como se esperava. Dentre as principais mudanças foi a criação do Fator R, que pode reduzir ou aumentar o imposto da clínica médica.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Inicialmente as clínicas médicas se enquadram no anexo V do Simples Nacional com imposto inicial de 15,5%. Contudo, com a utilização do Fator R, é possível reduzir este imposto, como veremos a seguir.
Fator R para clínica médica
Com o propósito de incentivar o recolhimento previdenciário das empresas do setor da saúde, foi criado o Fator R. O Fator R é a relação entre folha de pagamento (englobando o pró-labore dos sócios) e faturamento da empresa.
Assim, se o custo de folha de pagamento for superior a 28% do faturamento, a sua clíinica médica será tributada pelo anexo III com imposto inicial de 6%. Por outro lado, se o custo de folha de pagamento for inferior a 28% a tributação ocorrerá pelo anexo V, cujo imposto inicial é de 15,5%.
Simples Nacional para clínica médica: até quando é vantagem?
O regime do Simples Nacional é um regime tributário que tem algumas particularidades, dentre elas a carga tributária progressiva. Em outras palavras, na medida que sobe o faturamento da empresa, sobe também a alíquota do imposto. No anexo III, por exemplo, a sua clínica médica começa pagando imposto de 6%. Caso a empresa tenha faturamentos maiores, o imposto cresce progressivamente podendo chegar a 33%.
Assim, se a sua clínica médica tem faturamento superior a R$ 40 mil ao mês, o regime do Simples Nacional passa a não ser mais vantajoso. Neste caso, deve-se avaliar a possibilidade do lucro presumido ou até mesmo do lucro Real.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
Planejamento tributário para clínica médica
Por fim, destaco a importância de um bom planejamento tributário para a sua clínica médica. Assim, você poderá usufruir sempre de menores taxas de impostos de forma totalmente segura. Através de uma contabilidade especializada para a área da saúde é possível aumentar os lucros do negócio por meio de planejamento e organização. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO temos muito conhecimento na área da saúde e podemos ajudar você a fazer as melhores escolhas. Portanto, ao tomar a decisão de fazer a abertura de CNPJ para clínica médica você pode falar conosco. Atendemos todo o território nacional. Queremos muito fazer parte da sua história de sucesso.
Linimar Stoque – Especialista em contabilidade para médicos
QUERO ABRIR A MINHA CLÍNICA MÉDICA