Olá pessoal. Capital de giro é, certamente um aspecto que deixa os empresários com os cabelos em pé. Toda empresa precisa estar ligada neste aspecto para evitar surpresas desagradáveis. Nesse artigo vamos falar sobre isso. Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui. Temos bastante conteúdo para você.
O capital de giro é um dinheiro que a empresa precisa ter para cobrir imprevistos. Rescisões contratuais, quedas nas vendas, aumento da inadimplência são algumas situações que exigem um dinheiro extra no caixa. Portanto, é preciso se precaver, criando uma “gordura” financeira para suportar essas situações.
Índice
CAPITAL DE GIRO: QUAIS RISCOS ELE DEVE COBRIR?
DEMISSÃO DE EMPREGADOS
A demissão de um colaborador com muitos anos de serviço é algo que pode acontecer em qualquer empresa. Portanto, sua farmácia precisa estar preparada para tal acontecimento. Sendo assim, para que isso não impacte negativamente no caixa da empresa, é importante ter uma reserva no valor aproximado do acerto com o empregado.
AUMENTO NA INADIMPLÊNCIA
Quando se fala em capital de giro, logo vem à mente o aumento na inadimplência. Neste sentido, o empresário do ramo farmacêutico precisa manter o foco para evitar uma “sangria” no caixa da sua farmácia. As farmácias de bairro, principalmente, ainda fazem muitas vendas “fiado”, ou seja, com previsão de pagamento futuro. Consequentemente, o volume de dinheiro que entra é menor em relação às vendas efetivamente feitas. Como resultado, pode acontecer queda de faturamento, havendo necessidade de um aporte financeiro emergencial para cobrir determinadas despesas. O capital de giro terá papel fundamental neste momento.
QUEDA NAS VENDAS
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
A oscilação nas vendas no ramo farmacêutico pode acontecer em qualquer período do ano. Claro que o mercado de farmácias sofre pouco com as crises econômicas, mas isso pode acontecer. Consequentemente será necessário o uso do capital de giro para “segurar as pontas” neste período. Acima de tudo é necessário que o empresário não seja pego de surpresa em uma situação como essa.
COMO CALCULAR O CAPITAL DE GIRO
Muito se fala que uma empresa precisa ter de 3 a 5 faturamentos mensais como capital de giro, ou ainda ter de 3 a 5 meses de despesas fixas reservado. Mas farmácias que faturam alto não terão como manter valores muito altos parados na conta. Em primeiro lugar, oriento aos nossos clientes que detecte em quais meses há queda de faturamento, calcule o valor (por exemplo R$ 30 mil), e guarde esse valor. Alem disso, o valor aproximado da rescisão mais alta da sua farmácia também precisa ser reservado. Como resultado, você terá recursos suficientes para passar por esses momentos sem maiores problemas.
EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS
O empréstimo bancário para capital de giro pode ser a melhor alternativa, tanto que há bancos que oferecem linhas de crédito específicas para essa necessidade. Vai ser mais tranquilo fazer uma parcela fixa para pagar mensal porque ela será incorporada no custo mensal da farmácia. Em outras palavras, o valor é fixo, e os juros tendem a ser menores que aqueles pagos às operadoras de cartão.
Em suma, a administração de uma farmácia deve ser feita de forma rígida, disciplinada, e acima de tudo com a ajuda de profissionais capacitados. A contratação de um bom contador é fundamental para orientar e ajudar no crescimento do seu negócio. Se precisar, é só nos chamar. Será um prazer poder ajudar.
LINIMAR STOQUE
PROFISSIONAL CONTÁBIL