SAIBA COMO COBRAR UM CLIENTE INADIMPLENTE

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Olá pessoal! Como cobrar um cliente inadimplente? Tenho certeza de que você empresário vive essa situação no dia a dia. Hoje quero orientar você sobre a melhor forma de lidar com esse problema. Se você gosta de conteúdo sobre negócios, clique aqui e se inscreva no nosso canal do YouTube.

A inadimplência sempre foi um problema nas empresas. Porém, com a pandemia, teve um grande aumento. Geralmente, farmácias de menor porte trabalham com crediário próprio. Neste sentido, existem os riscos inerentes ao negócio e muito provavelmente haverá clientes com pagamentos em atraso e dívidas ativas.

Neste sentido, donos de farmácias, principalmente os menos experientes têm muitas dificuldades e não sabem como cobrar clientes inadimplentes. Quando cobrar a dívida? Qual a melhor forma de contato? Quais argumentos usar?

COMO COBRAR CLIENTE INADIMPLENTE?

Em primeiro lugar é preciso agir. Muitos proprietários de farmácias, por falta de conhecimento, não sabem como abordar o cliente devedor. Consequentemente ficam desconfortáveis e por isso acabam atrasando ou ainda, não têm coragem para cobrar.

Em segundo lugar: a comunicação deve ser clara, objetiva e honesta. Sendo por telefone, carta ou outro meio, o contato deve ser cordial, respeitando sempre o cliente devedor e ouvindo seus argumentos. Consequentemente, isso torna o trabalho menos traumático e trará resultados consideráveis. Cuidados no tom de voz, no uso das palavras e abordagem são elementos essenciais para o sucesso na cobrança. Seja claro, trate o cliente com cordialidade e informe o motivo do seu contato.

OUÇA O SEU CLIENTE

A maioria dos clientes têm intenção de pagar seus débitos. Por esquecimento, desorganização ou ainda por causa da crise econômica, acabam por atrasar os pagamentos. Neste sentido, cabe ouvir o que esses clientes têm a dizer. Quando você passa a sensação de compreensão e entendimento da situação, o cliente fica mais aberto à negociação. Como resultado, você terá mais sucesso em suas negociações. Mas é importante se certificar antes de iniciar o processo de cobrança se o pagamento realmente não foi feito. Por exemplo, cobrar um cliente que já pagou seu débito é algo ruim que desgasta a imagem da sua farmácia e, dependendo dos casos, pode levar até a ações na justiça por parte do cliente.

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QUAIS MEIOS USAR?

Com o avanço tecnológico, outras formas de cobrança são cada vez mais usadas. Portanto, cobrança via e-mail ou SMS são ótimas alternativas. Ao fazer uso destes meios, seja formal e objetivo. Ou seja, o conteúdo da mensagem deve ser claro e conter o prazo vencido, o valor do débito e o contato para o cliente retornar. Porém, essa mensagem deve ser formal, mas com linguagem simples, de fácil entendimento.

GERENCIE AS INFORMAÇÕES

Para evitar constrangimentos, cobrança indevida, e desgaste com clientes é necessário investimento em um bom sistema de gestão. Em outras palavras, seja amigo da tecnologia. Aquelas cadernetas com anotações, cheias de rasuras, rabiscos não combinam com seu negócio. Invista em um bom sistema de gerenciamento. Como resultado, você terá na sua farmácia informação em tempo real, e isso permitirá cuidar da inadimplência evitando atrasos excessivos nos pagamentos. Portanto, um bom sistema, irá colocar dinheiro no seu caixa, aumentando sua receita. O mais importante é manter a inadimplência sob controle, e o sistema permitirá até bloquear um cliente com atraso acima de determinado tempo. Por outro lado, o seu fluxo de caixa se torna mais robusto, com menos perdas. Enquanto isso, o relacionamento com seu cliente se torna melhor, pois este percebe honestidade, transparência e organização na sua farmácia.

Para resumir, podemos dizer que cobrar não é tarefa fácil por isso é muito importante controle e disciplina. Na mesma linha, é necessário ter o acompanhamento de um bom profissional da contabilidade que irá orientar na condução do seu negócio.

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