SAIBA COMO CALCULAR O IMPOSTO DE RENDA

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

EscritÓrio 4 Notícias E Artigos Contábeis - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Olá pessoal! Você sabe como calcular o imposto de renda? Vamos abordar esse tema e mostrar como é feito o cálculo. Temos no nosso canal do YouTube muito conteúdo que, certamente será de seu interesse. Basta clicar aqui para ter acesso gratuito.

O QUE É O IMPOSTO DE RENDA?

O imposto de renda é uma forma do governo arrecadar o imposto ligada à renda dos contribuintes. Tanto o salário quanto outros rendimentos que a pessoa física teve, como venda de imóveis, herança, doações e investimentos, por exemplo, são analisados pela Receita Federal. Todavia, nem tudo que você recebe é tributado pelo Governo. Existe também a possibilidade de abater da base do imposto certas despesas, como educação e saúde. Vamos aprender como calcular o imposto de renda neste artigo.

PAGAMENTO DO IMPOSTO DURANTE O ANO

Existem situações em que você já paga o imposto de renda durante o ano. Por exemplo, se seu salário é maior que R$ 1.903,98, você já tem descontado no seu pagamento este imposto. É o que chamamos de Imposto de Renda Retido na Fonte. 

COMO CALCULAR O IMPOSTO DE RENDA?

O que parece complicado, na verdade é bem simples. Certamente você já teve a curiosidade em saber como é feito o cálculo do imposto de renda. Na verdade, o que a Receita Federal faz é somar todos os seus rendimentos, incluindo aluguéis, pró-labore, pensão alimentícia recebida, e salários, dentre outros. Em seguida, subtrai as deduções permitidas. Despesas médicas, dentistas, despesas com instrução, dependentes, são algumas das despesas dedutíveis. Existe um limite máximo de dedução para diversos tipos de gastos, bem como uma lista com as despesas que não são aceitas. Sendo assim, a soma das suas despesas podem não corresponder exatamente ao abatimento que você terá. 

O que o Leão faz com a sua declaração é pegar o total de rendimentos que você teve, checar os gastos dedutíveis de todo o ano e analisar com o que já foi recolhido de IRRF em cada mês.

Sendo assim, a restituição vai ser sempre o valor que a Receita Federal entende que sobrou no cruzamento de dados e deve ser devolvido a você, seja porque já pagou mais IRRF do que o imposto devido, ou porque teve deduções suficientes para ter o dinheiro de volta.

Caso você precise fazer a sua declaração do imposto de renda, e queira fazer isso de modo seguro, clique aqui e converse com nossa equipe. Será um prazer ajudar você.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

LINIMAR STOQUE

PROFISSIONAL CONTÁBIL

 

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
  Olá pessoal! Como comprovar renda sendo profissional liberal ou…
Cresta Posts Box by CP

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais