RECOLHIMENTO DE INSS PARA MÉDICOS, COMO FUNCIONA?

MÉdico 6 - Linimar Stoque

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal! Como funciona o recolhimento do INSS para médicos? Se você chegou até aqui é porque busca resposta para esta pergunta. Já te convido a se inscrever no nosso canal do YouTube clicando aqui.  Temos um vasto conteúdo direcionado aos profissionais da área da saúde. Além disso, se você quer uma contabilidade especializada para área médica fale com nossa equipe. 

Em primeiro lugar,  quero esclarecer a você sobre a importância do recolhimento previdenciário para o médico. Os profissionais da área da saúde devem ter ciência da necessidade de contribuir para estar em dia e ter garantido os benefícios do INSS. Como você já deve saber, o INSS é um seguro de saúde. Portanto, para poder aproveitar os benefícios que ele oferece, o médico precisa ter a qualidade de segurado garantida.

O QUE É O INSS?

Em segundo lugar, INSS é a sigla utilizada para se referir ao Instituto Nacional de Seguro Social.  Assim, a entidade é uma autarquia do Governo Brasileiro, e tem como principal função o gerenciamento do Regime Geral da Previdência Social, que basicamente é o sistema de pagamento de aposentadoria para os brasileiros.

COMO FUNCIONA O INSS?

Para quem atua sob regime da CLT, o INSS é descontado automaticamente na folha salarial. Profissionais autônomos ou liberais, como é o caso da maioria dos médicos, precisam fazer o pagamento independente das guias do INSS.

COMO O MÉDICO PAGA SEU INSS?

Em primeiro lugar, devemos entender em que situação o médico se encontra. Se ele trabalha com registro em carteira de trabalho receberá seus vencimentos já com o desconto do INSS.  As alíquotas vão de7,5% até 14% dependendo do salário. Em 2023 o teto da Previdência Social é de R$ 7.507,49, cuja alíquota é de 14%.

QUERO SABER MAIS SOBRE ISSO

Por outro lado, se você doutor atua como autônomo precisará você mesmo fazer os recolhimentos previdenciários por meio da guia GPS. A alíquota será de 20% sobre o seu ganho, respeitando também o teto do INSS. Todavia, você precisa ter cuidado para não recolher com código ou alíquota errada. Isso poderá prejudicá-lo no momento da sua aposentadoria.

Além disso, se o médico é sócio ou titular de empresa, o recolhimento se dá com base na sua retirada pró-labore. Como sabemos, o pró-labore é o salário do empresário. Assim deverá aplicar a alíquota de 11% sobre o valor, e fazer o recolhimento mensalmente. Vale esclarecer que mesmo o médico sendo sócio ou titular de empresa, terá os mesmos benefícios previdenciários dos demais trabalhadores, como auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria por invalidez, por idade e por tempo de contribuição. Contudo, para que possa fazer uso deste direito precisa ter a qualidade de segurado, ou seja, precisa recolher mensalmente o seu INSS.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Para concluir, se você médico quer pagar menos impostos de forma segura precisa contratar uma CONTABILIDADE ESPECIALIZADA PARA MÉDICOS, que tem totais condições de gerenciar essas questões que impactam diretamente na sua lucratividade, visto que quanto menos impostos, mais dinheiro no bolso do trabalhador. Estamos à disposição de você médico. Queremos fazer parte da sua história de sucesso.

QUERO CONTRATAR UM CONTADOR

LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL
Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Olá pessoal! A contabilidade para clínica de pequeno porte permite…
Cresta Posts Box by CP

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais