Olá pessoal! A Receita Federal lança um novo aplicativo para emissão de recibos médicos por profissionais da saúde que atuam como pessoa física. Neste artigo vamos mostrar como este novo meio de emissão do documento além de facilitar a emissão de tais recibos, também vai fechar o cerco contra a sonegação de impostos no Brasil. Por sermos uma contabilidade especializada para médicos estamos sempre trazendo informações relevantes para você médico. E caso você esteja precisando de um especialista no segmento da saúde, clique aqui agora e fale com a nossa equipe.
COMO ERA A EMISSÃO DO RECIBO MÉDICO?
Até o lançamento da plataforma Receita Saúde, os médicos autônomos emitiam seus recibos médicos de forma manual ou por meio do seu computador. Além disso, não havia um controle por parte do governo sobre tais recibos. Sendo assim, muitos profissionais da área da saúde acabavam tendo problemas com a malha fina da Receita Federal. Uma parte destes profissionais emitiam recibos para seus pacientes, porém, não declaravam a totalidade destes recibos. Com a modernização dos sistemas de fiscalização, hoje em dia já é possível fazer o cruzamento das informações, descobrindo assim, inconsistências e fraudes.
TRIBUTAÇÃO PARA MÉDICO AUTÔNOMO
Antes de mais nada, vamos falar sobre o quanto paga de impostos um médico autônomo. Por isso, sempre orientamos que você abra um CNPJ médico, onde terá uma redução drástica com o pagamento de impostos.
Primeiramente, o médico autônomo precisa fazer a escrituração do livro-caixa e o pagamento mensal do imposto de renda por meio do carnê-leão. A tributação nestes casos pode facilmente chegar a 27,5%. Além disso, o INSS do médico que trabalha como pessoa física tem a alíquota de 20%. Portanto, atuar sem um CNPJ consome boa parte dos ganhos dos médicos autônomos. Em outras palavras, o médico pessoa física trabalha para sustentar o Leão. Por outro lado, se optar por abrir um CNPJ para clínica médica, poderá pagar impostos à partir de 6% no Simples Nacional.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
NOVO APLICATIVO PARA EMISSÃO DE RECIBOS MÉDICOS
Visando melhorar e facilitar o trabalho dos médicos na hora de emitir recibos médicos para seus pacientes, além, buscar um maior controle sobre as emissões do documento, a Receita Federal do Brasil, lança o aplicativo chamado Receita Saúde. A ferramenta deve revolucionar o trabalho de emissão de recibos médicos. Por outro lado, o controle será mais rigoroso, diminuindo muito a sonegação ou omissão de informações na declaração do imposto de renda. Além disso, o aplicativo estará integrado à declaração pré-preenchida do imposto de renda, o que facilitará na hora do envio do documento à Receita Federal.
ADESÃO OBRIGATÓRIA À PARTIR DE 2025
A adesão à plataforma Receita Saúde será facultativa para o ano de 2024. Porém, à partir de 2025 se tornará obrigatória,. valendo para as declarações do ano de 2026,
A QUEM SERVIRÁ O RECEITA SAÚDE?
O aplicativo Receita Saúde será para uso dos profissionais liberais que atuam como pessoa física, já que as empresas já emitem notas fiscais e estão obrigadas à enviar a DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde).
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
VANTAGENS DO RECEITA SAÚDE
Hoje em dia os recibos médicos são emitidos em papel, sem uma padronização. Além disso,, há um alto índice de perda destes recibos. Com a entrada em uso do Receita Saúde é possível recuperar um recibo médico já emitido. Para ter acesso ao aplicativo o médico precisará ter uma conta gov no nível prata ou ouro.
IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA MÉDICOS
Para concluir, podemos notar que a cada ano a Receita Federal aprimora os seus mecanismos de fiscalização e monitoramento. Isso coloca os profissionais da área da saúde sob risco iminentes de serem chamados a prestarem esclarecimentos ou até mesmo sofrerem autuações. Por outro lado, existe uma saída para que nada disso aconteça a você médico. Basta contratar uma contabilidade especializada para médicos e demais profissionais da saúde. No momento em que você tem ao seu lado um profissional especializado no seu segmento de atuação, o risco de sofrer uma penalização reduz drasticamente. Além disso, você pagará menos impostos de forma legal, sem nenhuma manobra ou “gambiarra”. Se você quer abrir seu CNPJ para reduzir sua carga de impostos, basta chamar nossa equipe. Queremos fazer parte da sua história de sucesso.