Olá pessoal! Nos últimos tempos a Receita fiscaliza vendas no cartão de crédito e débito das empresas do Simples Nacional e também do MEI – microempreendedor individual. Neste artigo vamos mostrar os riscos e quais os caminhos que você deve seguir para evitar um desenquadramento por omissão de receitas. Contudo, antes peço que você se inscreva no nosso canal do YouTube onde temos m vasto conteúdo direcionado a você empresário. Ademais, nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO temos o foco em empresas do Simples Nacional e MEI, sendo assim temos condições de ajudá-lo na solução deste problema. Fale com a gente. Nós queremos ajudar você e sua empresa a prosperarem.
Primeiramente, você sabia que a Receita Federal fiscaliza as vendas que as empresas realizam por meio do cartão de crédito e débito? Hoje em dia, existem sistemas que permitem ao governo acompanhar essas transações, cruzar dados e encontrar quaisquer inconsistências. Sendo assim, é fundamental ter no seu negócio toda a organização necessária, para evitar problemas com o fisco. É preciso entender que o governo realiza a monitoração de todas as vendas realizadas pelas empresas, inclusive, as que acontecem por meio dos cartões de crédito, débito e também do PIX. Isso acontece porque as instituições financeiras têm que enviar ao Governo as informações de todas as transações realizadas no país. Além disso, sua empresa precisa enviar mensalmente a sua declaração de faturamento. Portanto, com todas essas informações fica fácil para a Receita Federal. Basta cruzar as informações.
Índice
COMO ACONTECE O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES?
A partir do momento que a Receita Federal tem em mãos tanto as informações enviadas pelas operadoras de cartão de crédito, quanto os dados declarados por cada empresa, é possível cruzar ambas as fontes de dados e averiguar se coincidem. Ou seja, é feito um cruzamento entre os dados apresentados, de modo que o faturamento informado pelo empreendimento deve ser equivalente aos dados enviados pelas operadoras de cartões. E, quando os dados não “batem”, significa que há algo de errado.
A partir disso, de maneira automatizada, a Receita Federal classifica a empresa em situação irregular. Porém, o Fisco não multa nem dá qualquer penalização para a empresa, pelo contrário, dá um prazo para que seja feita a regularização ou a contestação das pendências. Assim, o negócio possui um determinado prazo para que tenha o direito de regularizar o pagamento dos seus impostos, caso não consiga contestar.
OMISSÃO DE RECEITA
Em segundo lugar, saiba que quando existe discrepâncias entre esses dados informados por operadores de cartão e pela sua empresa, quer dizer que o empreendimento não registrou todas as vendas. Em outras palavras, houve sonegação de impostos por não emissão de nota fiscal. Ademais, vale lembrar que sobre cada venda realizada ou serviço prestado, a empresa deve pagar impostos para o governo. Então, se existem receitas não registradas de modo adequado, significa que nem todos os impostos devidos foram pagos.
COMO EVITAR PROBLEMAS COM O FISCO?
Antes de mais nada sua empresa precisa contar com uma boa contabilidade. Somente uma boa orientação e assessoria contábil pode reduzir os riscos de problemas com o Fisco. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO estamos prontos para trazer soluções que trazem segurança para o seu negócio. Além disso, um bom software de controle de emissão de notas fiscais, controle de estoque e gestão financeira é fundamental para eliminar erros e reduzir riscos com rotinas totalmente automatizadas.
IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE
Para concluir, vimos que não apurar e pagar corretamente os impostos sobre o faturamento traz uma série de transtornos para o empresário. Consequentemente, ocasiona prejuízos financeiros além de muita dor de cabeça. Neste sentido é de suma importância que a empresa tenha sempre o auxílio e a assessoria de uma boa contabilidade que sempre estará atenta às mudanças na legislação, bem como da parametrização do sistema de emissão de notas e cadastramento de produtos. Em outras palavras, o contador é um parceiro indispensável para que seu negócio tenha sucesso. Se você empresário, chegou até aqui é porque, certamente, está preocupado com essa situação. Então, basta clicar aqui agora para falar com nossa equipe. Será um orgulho para nós poder contribuir de alguma forma para o sucesso do seu negócio. Queremos fazer parte da sua história!