Olá pessoal, tudo bem? Muitos empresários não têm ainda um perfeito entendimento das diferenças entre lucro e faturamento. No artigo de hoje vou esclarecer esse tema que é de suma importância para a saúde financeira das empresas. Caso você ainda não conheça nosso trabalho no Youtube, convido você a clicar aqui.
Em primeiro lugar, esclareço que faturamento e lucro são facilmente confundidos por empresários, mas são coisas diferentes. Entenda o que esses conceitos significam para o seu negócio e de que forma cada uma deles pode fazer diferença para a saúde financeira da sua empresa.
O QUE É O FATURAMENTO?
O faturamento é a soma dos lucros obtidos por uma empresa. Em outras palavras, ele corresponde a toda receita que entra na empresa, proveniente tanto da venda de produtos quanto de serviços. Além disso, o faturamento de uma empresa é o primeiro dado da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), que funciona como uma espécie de resumo das operações relativas à geração do resultado econômico de uma empresa durante determinado intervalo de tempo.
O QUE É O LUCRO?
Por outro lado, o lucro é o valor total que uma empresa possui, depois que os gastos são subtraídos do faturamento. Neste sentido, ele pode ser dividido em lucro bruto e líquido, de acordo com os tipos de gastos de cada negócio.
Para você entender como funciona o lucro em uma empresa, é importante saber também outros conceitos, como custo fixo e custo variável.
Os custos fixos representam gastos que permanecem constantes, independente do quanto a empresa produziu ou vendeu e fazem parte da estrutura do negócio. Alguns exemplos desse tipo de custo em uma empresa são os salários dos funcionários e os aluguéis.
Os custos variáveis são um tipo de custo que varia diretamente de acordo com a quantidade que a empresa produz ou vende, de forma proporcional.
LUCRO BRUTO
O lucro bruto é definido a partir dos custos variáveis de uma empresa. Portanto, ara calculá-lo é preciso subtrair o faturamento do negócio dos custos variáveis. A fórmula é a seguinte:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
lucro bruto= faturamento – custos variáveis
LUCRO LÍQUIDO
O lucro líquido, por sua vez, é igual ao valor faturado menos a soma dos custos variáveis, dos custos fixos e dos impostos:
lucro líquido = faturamento – custos variáveis – custos fixos – impostos
É preciso lembrar que um alto faturamento não significa, necessariamente, que a empresa vai ter lucro. Neste sentido, é importante que os empresários tenham controle sobre seus gastos fixos e variáveis, para garantir que no ao final de cada mês, o faturamento do negócio seja suficiente para pagar as contas e ainda sobrar caixa, que vai ser o lucro da empresa.
Acima de tudo, a melhor estratégia para obter um lucro sólido e satisfatório é fazer um bom planejamento financeiro. Consequentemente, será possível criar alternativas de melhoria na produtividade e controle as despesas operacionais.
Na mesma linha, é Importante também ter o acompanhamento de uma boa empresa contábil que poderá auxiliar os gestores na tomada de decisões. Como resultado, isso vai possibilitar aumentar significativamente a saúde financeira da empresa
Caso você esteja precisando contratar uma empresa contábil para cuidar do seu negócio clique aqui agora e fale com um de nossos consultores.
Se sua empresa é do Simples Nacional e compra mercadorias para revenda de outros estados, temos um artigo que serve para você basta clicar aqui.
LINIMAR STOQUE
Profissional Contábil