Olá, doutor! Você sabe dos riscos para o médico que recebe PIX na sua conta pessoal? Este é um tema muito relevante e que tem chamado a atenção dos médicos a cada dia. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos especialistas em contabilidade para a área da saúde com foco na redução da carga tributária de forma segura. Atendemos médicos e clínicas médicas em todo o Brasil. Portanto se você quer abrir o seu CNPJ ou então quer trocar de contador, fale comigo agora clicando aqui.
PIX um meio de pagamento bastante popular
Todos sabemos que o PIX se tornou o meio de pagamento mais utilizado nos últimos anos. E isso não é diferente quando se tratam de serviços médicos. Assim, médicos autônomos fazem uso de forma ampla e irrestrita deste meio de pagamento. Todavia, boa parte dos médicos não tributa corretamente seus ganhos, ficando vulneráveis à fiscalização da Receita Federal. Por isso é fundamental contratar uma contabilidade especializada para médicos, garantindo com isso economia com impostos e segurança tributária.
Como o médico autônomo deve tributar seus ganhos?
Antes de tudo, esclareço que o médico que trabalha como pessoa física está sujeito à tributação dos seus ganhos segundo a legislação do imposto de renda da pessoa física. Portanto devem pagar mensalmente o imposto de renda por meio do carnê leão. As alíquotas variam de 7,5% a 27,5%. Assim, sempre que o médico receber um pagamento pelo seu trabalho deve emitir o recibo médico pelo aplicativo Receita Saúde e tributar essses valores.
Recebimento de PIX na conta pessoal
O recebimento de PIX na conta pessoal do médico mostra que o pagamento por consulta, exames ou procedimentos está sendo feito diretamente ao méidco, como pesosa física. Portanto, está sujeito à tributação. No entanto, boa parte dos médicos não faz a coisa corretamente ficando sujeitos à fiscalização. Vale destacar que esta prática não é proibida, todavia pode gerar sérios problemas quando não é feita corretamente.
Quais os riscos para o médico que recebe PIX no CPF?
Inegavelmente que o PIX é uma forma rápida e segura para fazer pagamentoe e que facilita a vida dos médicos no seu cotidiano de atendimentos. Por outro lado, pode se tornar uma grande dor de cabeça, caso o médico não o faça de forma correta.
Pagamento de juros e multas retroativamente
Como já dito, ao receber dinehiro como pessoa física o médico deve oferecer estes ganhos à tributação e isto inclui os recebimentos via PIX. Caso isso não aconteça, o médico certamente sofrerá uma fiscalização da Receita Federal e como consequência deverá recolher o imposto de forma retroativa, acrescido de juros e multas. Como resultado, terá um enorme prejuízo financeiro.
Caracterização de sonegação fiscal
Além disso, caso você, doutor, não declare seus ganhos no CPF, você não conseguirá justificar a sua evolução patrimonial, em outras palavras, você não terá como provar com que dinheiro adquiriu bens como carro, casa, investimentos, etc. Na prática, isso configura crime de sonegação fiscal com risco de panelidades na forma da lei.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Dificuldade de comprovação de renda
Por fim, um outro problema que você médico terá caso não tribute corretamente seus ganhos é a dificuldade de comprovar renda. Como você recebe todo ou boa parte do dinheiro “por fora”, não conseguirá comprovar corretamente o seu ganho real. Isso cria dificuldades caso você queira adquirir um bem de alto valor como carro, imóvel, ou até mesmo fazer uma viagem ao exterior.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
Por que regularizar recebimentos de PIX?
Com a finalidade de evitar problemas iminentes com o Fisco, você médico precisa buscar o auxílio de uma contabilidade especializada na área da saúde. Um contador especialista em médicos saberá traçar as melhores estratégias para que você esteja legalizado, pagando menos impostos. Como resultado, você terá menor carga tributária, já que ao formalizar seu negócio você poderá usufruir de benefícios fiscais que vão reduzir seu imposto. Ademais, trabalhando de forma legalizada, você terá acesso a linhas de crédito para obter financiamentos e crédito bancário.
Como resolver o problema de recebimento de PIX na ocnta pessoal?
A melhor solução para evitar que você médico seja fiscalizado pela Receita Federal, é abrir o seu CNPJ médico. Dessa maneira, você poderá pagar imposto inicial à partir de 15,5% dentro do Simples Nacional, por exemplo. Além disso, você terá a possibilidade de reduzir o seu imposto doe 15,5% para apenas 6%. Além disso, você poderá emitir notas fiscais, registrando assim seus ganhos de forma adequada.
Importância da contabilidade especializada
Por outro lado, não só legalizar o seu negócio abrindo um CNPJ, mas também separando as contas bancárias, abrindo uma conta exclusiva para a movimentação da sua empresa será imporante para que você trabalhe de forma totalmente segura. Para isso, busque a assessoria de uma contabilidade médica que poderá fazer escolhas acertadas para o seu negócio. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, há mais de 28 anos atuando na contabilidade, somos especialistas em contabilidade para médicos. Fale com a nossa equipe. Nós podemos te ajudar.
LINIMAR STOQUE – Especialista em contabilidade para médicos