QUAIS OS IMPOSTOS PARA CLÍNICA DENTÁRIA?

clínica dentária

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal! Você dentista, sabe quais são impostos para clínica dentária? Se você chegou até este conteúdo é porque certamente quer resposta para esta pergunta. Portanto, preparamos este artigo com a finalidade de orientá-lo na hora de abrir o CNPJ para sua clínica odontológica. Caso você queira abrir sua clínica dentária, de qualquer lugar do Brasil, nós podemos ajudá-lo neste processo, pois somos uma contabilidade especializada na abertura de clínicas odontológicasAlém disso, temos o nosso canal do YouTube com diversificado conteúdo para profissionais da área da saúde. Basta clicar aqui para se inscrever e ficar por dentro de tudo relacionado à contabilidade para área da saúde.

Em primeiro lugar vamos mostrar a diferença entre trabalhar como dentista pessoa física ou abrir um CNPJ, mesmo que você vá trabalhar apenas como prestador de serviços.  Você vai perceber que há uma grande diferença entre trabalhar como pessoa física ou ter uma empresa médica. Fique ligado.

DENTISTA PESSOA FÍSICA: TRIBUTAÇÃO

O dentista quando opta por trabalhar como pessoa física, deve se atentar pois, dependendo do valor que recebe, terá uma tributação elevada. Dependendo do seu ganho, você poderá ser tributado em até 27,5% no imposto de renda. Além disso, deverá fazer o recolhimento do INSS com a alíquota de 20%. Todavia, muitos dentistas cometem o grave erro de receber os pagamentos na conta bancária da pessoa física, sem fazer nenhum recolhimento do imposto de renda e INSS. Por isso, é fundamental contar sempre com uma boa contabilidade para dentistas. Assim, você evita sofrer uma fiscalização pela Receita Federal. 

ABERTURA DE CNPJ PARA CLÍNICA DENTÁRIA

Por outro lado, existe a possibilidade do dentista pagar menos impostos, trabalhando de forma correta, sem riscos de sonegação. A abertura de CNPJ para dentistas traz a possibilidade da sua clínica odontológica reduzir drasticamente a carga tributária. Mas, para isso, você precisa contratar uma contabilidade especializada para clínica dentária que fará um estudo de qual o melhor modelo para a sua clínica . No Brasil, você tem 3 regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.  Vamos falar mais sobre isso.

QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA

SIMPLES NACIONAL PARA CLÍNICA DENTÁRIA

O Simples Nacional é um regime tributário que foi criado com o objetivo de simplificar o recolhimento de impostos das micro e pequenas empresas, além de reduzir a carga tributária delas. Sendo assim, boa parte dos pequenos negócios optam por este modelo de empresa.

Neste modelo, a clínica odontológica se enquadra no anexo V do Simples Nacional, com a alíquota inicial do imposto de  6%. Contudo, ao contratar um contador especialista sua clínica poderá migrar do anexo V, cuja alíquota é 15,5% para o anexo III, com alíquota de 6%. Isso pode acontecer graças ao benefício do Fator R, que é a relação folha de pagamento x faturamento da empresa. Neste caso, se o custo de folha de pagamento da sua clínica for superior a 28% você sai de 15,5% inicial de imposto para apenas 6% inicial.  Contudo, é fundamental uma análise criteriosa para evitar erros e, consequentemente, fiscalização e multas.

Além disso, no Simples Nacional a sua clínica odontológica não terá o INSS da cota patronal de 20%, que incide sobre a folha de pagamento. Caso sua clínica de serviços odontológicos tenha um faturamento de até R$ 30 mil mais ou menos, este é um modelo interessante.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

LUCRO PRESUMIDO PARA CLÍNICA DENTÁRIA

Já no Lucro Presumido, as coisas são bem diferentes. Todavia, se seu faturamento é maior do que R$ 35 mil mais ou menos, este é sim um modelo interessante. Isso porque, no Lucro Presumido, diferente do Simples Nacional, a alíquota de impostos é travada. Em outras palavras, qualquer que seja seu faturamento, você pagará a mesma alíquota de impostos que varia entre 13,33% e 16,33%. Esta variação se dá por causa do ISS – Imposto Sobre Serviços, que é municipal. Este tributo tem alíquota entre 2% e 5%, dependendo de cada município. No entanto, se sua clínica dentária tem uma folha de pagamentos mais alta, você precisa avaliar cuidadosamente, visto que há a incidência do INSS patronal, cuja alíquota é de 20%.

ALTERNATIVA PARA REDUZIR O IMPOSTO

Como venho dizendo ao longo deste artigo, contar com uma boa contabilidade é fundamental para reduzir a carga tributária da sua clínica odontológica. Um exemplo disso é o caso de uma clínica enquadrada no Lucro Presumido e que tenha um custo de folha de pagamento mais alto. Neste caso, há a incidência da cota patronal do INSS de 20%. Portanto, sua carga tributária será bem maior. Todavia, existe uma forma legal de resolver esta questão. Se sua clínica presta mais de um serviço, ou seja, tenha mais de um CNAE, no seu CNPJ, você poderá ter uma empresa no Simples Nacional, alocando seus funcionários, eliminando o INSS patronal e mantendo a empresa do Lucro Presumido com aquelas atividades que têm maior faturamento. Isso reduzirá drasticamente o seu imposto a pagar.

LUCRO REAL PARA CLÍNICA DENTÁRIA

Enfim, temos o Lucro Real que é um modelo que se aplica a empresas que têm um alto custo na operação. Isso porque o imposto leva em conta as despesas da sua clínica, daí o próprio nome diz. Assim, exige um rigoroso controle de despesas, além de ter uma alta complexidade. Geralmente é usado para negócios com alto faturamento e baixa margem de lucro.

CONTABILIDADE PARA CLÍNICA DENTÁRIA

Para concluir, destaco que é fundamental sua clínica odontológica contar sempre com uma boa empresa de contabilidade. Nós aqui da LINIMAR STOQUE CONTABILIBIDADE .& GESTÃO somos especializados em abertura de empresa na área médica. Temos expertise para reduzir de forma legal a carga tributária da sua clínica odontológica. Além disso, se você é médico recém-formado, saiba que também poderá ter seu CNPJ para receber por seus plantões, pagando menos impostos. 

Se você precisa de uma contabilidade para a sua clínica de odontologia, quer abrir seu CNPJ ou então trocar de contador, peço que você clique aqui agora para falar com nossa equipe. Será um prazer poder ajudar sua clínica médica a pagar menos impostos. Queremos fazer parte da sua história de sucesso!

LINIMAR STOQUE – CONTABILIDADE PARA DENTISTAS

QUERO ABRIR CLÍNICA DENTÁRIA

 

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Olá pessoal! Você médico, sabe quais são os impostos para…
Cresta Posts Box by CP

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais