Olá pessoal! Preciso de CNPJ para vender na Shopee? Diariamente recebemos esta pergunta nos nossos canais de comunicação na internet. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, somos especialistas em empresas de e-commerce para vender na Shopee e por causa disso, trouxemos este conteúdo para ajudá-lo. No nosso canal do YouTube temos um vasto conteúdo direcionado a quem quer trabalhar no comércio eletrônico, portanto, peço que você se inscreva clicando aqui.
MUITAS OPORTUNIDADES NO E-COMMERCE
Já não é novidade para ninguém que o comércio eletrônico se transformou em uma grande oportunidade para quem deseja ter seu próprio negócio. Trabalhar sem sair de casa é o desejo de muita gente, e no comércio eletrônico esta possibilidade é real. No entanto, antes de começar suas vendas online você precisará mergulhar no mundo do comércio eletrônico, conhecendo suas particularidades e desafios. Ademais, precisará contratar uma contabilidade especializada para empresas de e-commerce que irá ajudá-lo no processo de legalização, onde você pagará o menor imposto dentro da lei.
PRECISO DE CNPJ PARA VENDER NA SHOPEE?
Em primeiro lugar, saiba que no Brasil existe a possibilidade de você trabalhar como pessoa física, ou pessoa jurídica, abrindo um CNPJ. Para os prestadores de serviços, empreender como pessoa física é mais fácil, apesar de ser mais caro. Isso porque como pessoa física você deverá pagar seus impostos segundo a tabela do imposto de renda da pessoa física, cuja alíquota pode chega a 27,5%. Todavia, para quem quer comercializar mercadorias, a situação é mais complicada, pois a emissão de notas fiscais de forma regular por pessoa física é bastante restrita.
Em segundo lugar, se você tem dúvidas se precisará de um CNPJ para vender na Shopee, saiba que a resposta é: depende. Isso porque a responda dependerá de onde você quer chegar na plataforma, se pretende escalar seu negócio, profissionalizá-lo, entre outras possibilidades.
É POSSÍVEL VENDER NA SHOPEE COMO PESSOA FÍSICA?
Como já dissemos, sim, você pode vender na Shopee, ou qualquer outro marketplace como pessoa física. Porém, essas plataformas criam incentivos para quem tem um CNPJ. Em outras palavras, seu crescimento na plataforma como pessoa física será bastante limitado. Ademais, quem trabalha como pessoa física deve declarar seus ganhos no carnê-leão e pagar o imposto de renda mensal, que, como já foi dito, pode chegar a 27,5%.. Em outras palavras, como diz o adágio popular, você vai “trocar cebola”.
VANTAGEM DO CNPJ PARA VENDER NA SHOPEE
Por outro lado, ao optar por abrir uma empresa de e-commerce para vender na Shopee, você terá diversos benefícios. Começando pelo benefício tributário, você poderá começar suas vendas na Shopee no Simples Nacional pagando imposto inicial de apenas 4%.
Além das vantagens fiscais e tributárias, ao abrir uma empresa de e-commerce você terá também a vantagem de poder emitir notas fiscais, já que como pessoa física isto não é possível.. A emissão do documento fiscal, além de cumprir fielmente a legislação, dá a quem compra maior confiança, já que terá a nota fiscal para caso necessite exercer o seu direito à garantia.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
TER ACESSO À TRANSPORTADORAS
Por fim, ao abrir um CNPJ para vender na Shopee, você também terá acesos às transportadoras. inclusive àquelas que são parceiras da Shopee, não dependendo exclusivamente dos Correios, que por vezes atrasam as entregas. Você já deve saber, mas as transportadoras, diferentemente dos correios não aceitam encomendas que não estejam acompanhadas de documento fiscal idôneo.
Ademais, tendo um CNPJ para vender na Shopee, você terá condições especiais de frete., além de mais facilidades de vendas nas plataformas, podendo inclusive, oferecer frete grátis.
QUAL A HORA CERTA PARA ABRIR UM CNPJ PARA E-COMMERCE?
Antes de mais nada, recomendamos, que ao começar suas vendas online, já comece com um CNPJ. Talvez você esteja pensando nos custos, já que no início as vendas são baixas. No entanto, você pode começar como MEI – Microempreendedor Individual. Para isto, basta contratar uma contabilidade especializada para que ela faça a abertura do MEI, escolha dos CNAEs e credenciamento para emissão de notas fiscais de forma segura.
Outra recomendação importante é que você fique atento às suas vendas como MEI para que não ultrapasse o limite de faturamento, o que poderá ocasionar o desenquadramento de ofício pela Receita Federal. Assim, no momento certo, sua contabilidade fará o desenquadramento de forma segura, sem riscos de multas ou penalidades.
IMPORTÂNCIA DE UMA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA PARA E-COMMERCE
Se você quer começar, ou já está iniciando suas vendas online, espero que este conteúdo possa lhe ajudar. Por sermos especialistas em empresas de e-commerce, podemos ajudá-lo neste processo. Desde a abertura, com escolhas de CNAEs, contrato social, CNPJ até a parametrização correta do sistema para a emissão das notas fiscais de forma correta. Nós atendemos empresas de e-commerce de todo o Brasil, venha fazer parte do nosso time. Queremos fazer parte da sua história de sucesso.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL
QUERO COMEÇAR MEU E-COMMERCE DO ZERO