PERÍODO MÍNIMO DE CARÊNCIA DO INSS AO VOLTAR A CONTRIBUIR

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal! Muitas pessoas têm dúvidas quando a questão é carência do INSS para benefícios. Vamos abordar neste artigo esse assunto e mostrar que é possível reduzir esse período. Portanto, para não ficar por fora desse ou de outros assuntos clique aqui agora e se inscreva no nosso canal do Youtube.

Em primeiro lugar, entenda que a carência é requisito para acesso aos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Sua previsão está no artigo 25, I da Lei nº 8.213/91:

Art. 25. A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral de Previdência Social depende dos seguintes períodos de carência, ressalvado o disposto no art. 26:

I – auxílio-doença e aposentadoria por invalidez: 12 (doze) contribuições mensais;

II – salário-maternidade para as seguradas de que tratam os incisos V e VII do caput do art. 11 e o art. 13 desta Lei: 10 (dez) contribuições mensais, respeitado o disposto no parágrafo único do art. 39 desta Lei;

Mas, a boa notícia é que nem sempre esse período é exigido. Vamos ver como isso se dá. Vem comigo!

REAQUISIÇÃO DE CARÊNCIA DO INSS

Quando o contribuinte da Previdência Social perde a qualidade de segurado, a lei exige, na “nova filiação”, um “número determinado” de contribuições para reaquisição da carência.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Portanto, por “nova filiação”, entende-se a retomada das contribuições previdenciárias pelo trabalhador que havia perdido a qualidade de segurado.

Além disso, desde 2019 data de vigência da Lei nº 13.846/2019, que deu nova redação ao artigo 27 da Lei 8.213/91, exige-se, a partir da nova filiação, pelo menos 6 recolhimentos para o segurado que ficar incapaz ao trabalho:

Art. 27-A  Na hipótese de perda da qualidade de segurado, para fins da concessão dos benefícios de auxílio-doença, de aposentadoria por invalidez, de salário-maternidade e de auxílio-reclusão, o segurado deverá contar, a partir da data da nova filiação à Previdência Social, com metade dos  períodos  previstos nos incisos I, III e IV do caput do art. 25 desta Lei.  

Portanto, é possível cumprir apenas metade do período de carência exigido normalmente. Mas para isso é preciso cumprir a carência prevista no art. 25 da Lei 8.213/91, com a soma dessas novas contribuições àquelas feitas antes da perda da qualidade de segurado.

Caso você empresário, esteja precisando de contratar uma empresa contábil para cuidar do seu negócio clique aqui e fale com nossa equipe. Teremos o maior prazer em ajudá-lo

LINIMAR STOQUE

Empresário Contábil

 

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

como abrir cnpj para dentista

COMO ABRIR CNPJ PARA DENTISTA EM 2025?

Olá, pessoal! Quer saber como abrir CNPJ para dentista? Você está no lugar certo. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, somos especialistas em contabilidade

Recomendado só para você
Olá pessoal, tudo bem? Empregado corre risco de demissão por…
Cresta Posts Box by CP
Logopng Contraste - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Médico! Pague menos impostos abrindo um CNPJ.

Quer saber mais?

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais