Olá pessoal A nova carteira de identidade nacional estará disponível em todos os estados a partir do dia 06 de novembro de 2023. É disso que vamos falar hoje. Vamos colocar você à par do assunto. Se quer sempre estar por dentro de tudo, se inscreva no nosso canal do YouTube, clicando aqui. Além disso, se você é empresário ou quer empreender saiba que somos uma empresa de contabilidade situada em MG e que atende a todo o Brasil. Basta clicar aqui agora para falar com nossa equipe. Você também pode acessar nosso site clicando aqui..
Índice
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
No próximo dia 6 de novembro, o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional estará disponível em todos os estados brasileiros. A distribuição prevista inicialmente para março, só começa agora. Assim, a primeira emissão deste documento e sua renovação serão gratuitas. Porém, para quem perder e precisar emitir uma segunda via, será necessário o pagamento de uma taxa variável conforme cada estado. Ademais, o novo documento tem duas versões disponíveis, uma em papel e uma digital, similar à atual Carteira Nacional de Habilitação. O antigo modelo de identidade, contendo um número próprio, ainda é válido até 28 de fevereiro de 2032. Portanto, isso significa que não há obrigatoriedade de troca neste momento.
SIMPLIFICAÇÃO
O novo RG está disponível desde agosto de 2023, mais prático para os cidadãos e o mais seguro do País, com um único número – o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Trata-se da Carteira de Identidade Nacional, que, em versão impressa e digital, reunirá no número do CPF o de todos os documentos, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cartão do Sistema Único de Saúde, entre outros.
REDUÇÃO DE FRAUDES
Você sabia que hoe, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação? Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador. Sendo assim, um dos objetivos é coibir fraudes, evitando registros duplicados.
A nova CIN é também um dos documentos mais seguros do mundo, com a garantia da proteção dos dados dos cidadãos, e também por contar com um QR Code, permitindo saber se a identidade é autêntica ou se foi furtada ou extraviada.
PRINCIPAIS DÚVIDAS
O que muda com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)?
Tem duas principais vantagens. Uma é que o cidadão vai ter só um número de identificação, o CPF. Isso deixa o documento mais seguro para o governo, que ele tem certeza que aquele cidadão é ele mesmo. E é mais prático para todas as pessoas que não têm de usar vários números para se identificar. Além disso, a carteira vem com um QR Code que permite a checagem de todos os dados do cidadão.
Documentos de identificação com foto, como CNH e RG, continuam valendo?
Sim, continuam valendo, mas a nova Carteira de Identidade vai poder concentrar todos eles em sua versão on-line, no celular. Os documentos vão estar no aplicativo GOV.Br e poderão ser verificados pelo QR Code da nova carteira.
O atual modelo de Registro Geral (RG) tem validade até 2032.
É possível realizar esse processo virtualmente ou apenas presencialmente?
A Carteira de Identidade Nacional continuará sendo emitida pelos estados, pelos seus institutos de identificação, da mesma forma que ocorre atualmente. Hoje, o cidadão precisa agendar um horário presencial para a emissão do novo documento nestes institutos.
Como fazer a nova carteira de identidade?
A emissão das Carteiras de Identidade ficará sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada Estado. Ao receber o pedido, o órgão validará a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. No momento em que receber o documento em papel ou policarbonato (plástico), o cidadão poderá acessá-lo também pelo aplicativo Gov.br.
Posso fazer a nova carteira de identidade pela internet?
Atualmente, é possível solicitar novo RG pela Internet; Entretanto, apenas o agendamento é feito virtualmente. A confecção do documento é feita presencialmente em um local autorizado. Alguns estados — como São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, entre outros — permitem agendar a confecção do RG online. Para isso, basta preencher um formulário com informações como nome completo, CPF e estado civil.
Fonte: Agência Gov