Olá pessoal! O assunto de hoje será: menos impostos para representante comercial em 2024 de forma segura. Vamos mostrar que o representante comercial pode pagar menos impostos de forma legal. No entanto, para isso, será fundamental contar com uma contabilidade especializada para representante comercial que tem toda a expertise para diminuir o imposto destes profissionais. Já convido você a se inscrever no nosso canal do YouTube, clicando aqui. Temos diversos vídeos direcionados aos representantes comercial que certamente irá ajudá-lo.
Você representante comercial, sabe que lidar com a contabilidade pode ser um grande desafio. A boa notícia é que existem diversas formas de reduzir seus impostos de forma legal e segura.
Escolha o Regime Tributário Correto
A escolha certado regime tributário tem impacto direto na hora de pagar os impostos. No Brasil, você tem três principais opções: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende do seu faturamento e do tipo de despesas que você tem. Além disso, contar com uma contabilidade especializada em representantes comerciais trará impactos positivos para a saúde financeira do seu negócio.
Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime tributário mais simplificado, com uma carga tributária mais reduzida, ideal para pequenos negócios que faturam até R$ 360 mil ao ano. Todavia, neste modelo, as alíquotas do imposto são progressivas e aumentam à medida que também aumenta o faturamento da sua empresa.
Lucro Presumido
Por outro lado, o regime do Lucro Presumido é ideal para empresas com faturamento um pouco maior, porém que têm despensas operacionais mais baixas. O cálculo do imposto leva em conta uma presunção de faturamento. Além disso, a alíquota de impostos é “fixa”, ou seja, não varia à medida que sobe o faturamento.
Lucro Real
Por fim, temos o regime do Lucro Real. Este regime é ideal para empresas com baixa lucratividade e com alto volume de despesas. Porém, exigem um rígido controle fiscal, devido à maior fiscalização por parte do governo.
MEI para representante comercial: é possível?
Infelizmente, boa parte dos representantes comerciais brasileiros trabalha de forma errada, e consequentemente, podem cair na malha fina da Receita Federal a qualquer momento. Isso acontece porque estes profissionais optaram por abrir um CNPJ MEI, na maioria das vezes com a atividade de promotor de vendas. Contudo, saiba que o representante comercial não pode ser MEI.
Como já dissemos, boa parte dos representantes comerciais trabalha de forma equivocada, através do MEI, contudo, com o CNAE errado. O CNAE – Código Nacional de Atividade Econômica é o código da atividade que a empresa exerce. Sendo assim, o representante comercial que tem um MEI com atividade de promotor de vendas está correndo riscos. A atividade de promotor de vendas nada tem a ver com a a atividade de representação comercial. Isso significa que a Receita Federal e os CORE’s estarão fiscalizando esta situação.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Menos impostos para Representante Comercial
O sonho de todo empreendedor é pagar menos impostos. Isso não é diferente quando estamos falando do representante comercial. Porém, para alcançar este objetivo é fundamental observar alguns pontos, dentre eles contratar uma contabilidade especializada para representante comercial. Um bom contador, poderá fazer uso de benefícios fiscais que farão com que a meta de alcançar menos impostos para representante comercial seja alcançada. Um destes benefícios fiscais é chamado Fator R. Como veremos, é possível reduzir o imposto do representante comercial de 15,5% para apenas 6%, dependendo do seu ganho.
Fator R para Representante comercial
Sendo assim, o representante comercial pode abrir uma empresa no Simples Nacional, onde se enquadrará no anexo V com alíquota inicial de 15,5%. Ademais, o recolhimento dos impostos ocorre de forma simplificada, em guia única. No entanto, é possível reduzir o imposto do representante comercial de 15,5% para apenas 6%. Só que para isso você precisa contratar uma contabilidade para representante comercial que fará uso do benefício fiscal do Fator R,
O que é o Fator R?
O fator R é um cálculo criado para determinar em qual anexo do Simples Nacional as empresas se enquadram. Portanto, o resultado desta conta é que vai determinar se a empresa terá tributação pelo anexo V com alíquota inicial de 15,5% ou pelo anexo III com alíquota inicial de 6%.
O cálculo do fator R ocorre da seguinte forma:
F.R = total da massa salarial ÷ pela receita bruta da empresa
Caso o resultado desta conta seja maior que 28% a empresa se enquadra no anexo III do Simples Nacional. Por outro lado, caso o resultado seja menor que 28%, a empresa se enquadrará no anexo V do Simples Nacional, com tributação maior.
Importância de uma contabilidade especializada
Ter um contador especializado em representantes comerciais pode fazer toda a diferença. Um bom contador conhece as particularidades do setor e pode ajudar você a identificar oportunidades de economia que você talvez nem saiba que existem. Além disso, ele garante que você esteja sempre trabalhando de acordo com a lei evitando problemas com o governo. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos especialistas em representantes comerciais, portanto, podemos ajudá-lo a trabalhar de forma correta, pagando o menor imposto dentro da lei. Fale com nossa equipe!
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL
QUERO ABRIR CNPJ PARA REPRESENTANTE COMERCIAL