Olá Pessoal! No Brasil existia em 2021 cerca de 12 milhões de Microempreendedores Individuais. Esse modelo simplificado de negócio tem atraído cada dia mais aqueles que gostariam de regularizar seu pequeno negócio, tendo com isso, direito a vários benefícios, dentre eles os previdenciários. Nesse artigo, vou orientar como o MEI pode organizar as finanças da sua empresa. Convido você a se inscrever no meu canal do YouTube para ficar por dentro desse e de outros assuntos. Para isso basta clicar aqui. Temos também diversos e-books gratuitos dentro do nosso site. Para retirar o seu totalmente de graça clique aqui.
A gestão financeira é um dos principais fatores que vão medir o sucesso de um negócio. Isso só é possível com um controle rigoroso de tudo que entra e sai da empresa. Nada pode ficar de fora.
Como o Microempreendedor Individual geralmente trabalha sozinho ele vai precisar de muita disciplina e foco para executar bem essa tarefa. A contratação de um profissional da contabilidade, além de softwares de controle é fundamental para o sucesso da empreitada.
COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS DO MEU NEGÓCIO?
O segredo aqui é controle! Comece com o lançamento exato de todas as suas despesas, receitas, estoques e caixa no seu sistema de gestão. Você não tem um sistema? Não tem problema: anote todas as suas vendas, separe suas contas em pastas ou use planilhas, o importante é registrar.
Despesas fixas como água, luz, telefone, aluguel, entre outras, além do valor das suas retiradas mensais também precisam ser separadas.
Outro ponto crucial é: separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Isso talvez seja o grande câncer dos pequenos negócios no Brasil. Só assim você conseguirá medir o que de fato sua empresa está gerando de custos e o quanto cada um, incluindo suas retiradas, representam na receita total.
CONTROLE FINANCEIRO
Vendi quanto este mês? Quanto preciso comprar de produtos para repor o meu estoque? Qual o lucro da minha empresa? Quanto vai sobrar no meu caixa no final do mês? Estas são algumas perguntas que o MEI faz diariamente e quase sempre não sabe como responder.
Ao analisar os números do negócio, se você perceber que suas receitas não estão cobrindo suas despesas, é hora de pensar urgentemente em ações para corrigir o rumo. Outra estratégia de venda? Reduzir meu custo fixo? Estou separando minhas contas pessoais e as da minha empresa? Para onde está indo o dinheiro do meu negócio? Você tem que responder a essas perguntas. E só com controle financeiro você terá as respostas. Uma coisa importante: quem não tem controle do pouco não terá do muito. E se você quer que sua empresa cresça, cuide de controlar suas finanças já!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Ademais, existem diversas ferramentas e processos que você pode usar para fazer a gestão financeira do negócio. São os chamados controles financeiros. Dentre eles podemos citar: controle diário de caixa e bancos, controle de contas a pagar e receber, controle de estoque, fluxo de caixa.
Espero com isso ter contribuído para que você comece agora a ter um efetivo controle financeiro do seu pequeno negócio. Caso precise ou queira contratar nossos serviços CLIQUE AQUI AGORA e fale com um de nossos consultores.
LINIMAR STOQUE
Profissional Contábil