Olá pessoal! Hoje o artigo é direcionado ao médico recém formado. Ao terminar a graduação a pergunta que vem à cabeça desses jovens é: e agora? Pensando nisso, resolvemos preparar este artigo para esses jovens que estão entrando no mercado de trabalho no segmento médico. Somos uma contabilidade especializada na área médica. Sendo assim, temos conteúdo diversificado nas nossas diversas mídias sociais. No nosso canal do YouTube, temos dezenas de vídeos direcionados aos médicos. Basta clicar aqui e aproveitar centenas de vídeos publicados. Além disso, se você doutor, doutora está meio perdido ou então quer registrar sua clínica médica ou consultório, é só clicar aqui agora para falar com nossa equipe. Contabilidade para médicos, é assunto que dominamos.
Índice
MÉDICO RECÉM FORMADO, COMO COMEÇAR?
Primeiramente, destaco que você médico recém formado precisará muito ouvir os mais experientes. Escutar a voz da sabedoria é fundamental para evitar desgaste emocional e prejuízo financeiro. Assim, ninguém melhor do que quem já passou por este momento e já está trilhando um certo caminho para mostrar como é aquela realidade. Procure indagar sobre a rotina, a remuneração, o que a pessoa mais gosta e também o que menos gosta. Também é possível perguntar sobre a possibilidade de estágio ou trabalho voluntário. Assim você poderá fazer a escolha embasado em tudo que aprendeu com os mais experientes.
RESIDÊNCIA MÉDICA, UMA OPÇÃO
A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada à médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, a CNRM, que foi instituída em 1977. Neste sentido, a residência tem como característica a formação em serviço sob a orientação e supervisão de médicos especialistas com alta qualificação profissional e ética. A entrada em um programa de residência médica acontece mediante aprovação em um processo seletivo. A carga horária do programa de residência médica é dividida entre atividades teóricas e práticas. O foco maior é na prática profissional.
ABRIR UM CONSULTÓRIO OU CLÍNICA?
Abrir um consultório é o sonho de boa parte dos médicos recém formados. Porém é necessário paciência para esperar os rendimentos financeiros começarem a aumentar, essa opção garante horários de trabalho mais flexíveis. Isso é necessário porque a fidelização de pacientes pode levar tempo.
Atuando como pessoa física no começo pode ser interessante, mas pouco tempo depois passa a ser uma má escolha. Em outras palavras, se você fatura até R$ 5 mil você pode pagar seus impostos como PF. INSS de 20% além do imposto de renda da pessoa física. Você pode abater as despesas inerentes ao desenvolvimento do serviço, como aluguel da sala, salário da secretária, entre outras. Todavia, se você já fatura mais que isso não há outra saída que não seja abrir um CNPJ médico, pois caso não o faça, pagará cerca de 27,5% de imposto de renda, sem falar nos 20% de INSS. Contudo, você precisa contratar um contador especializado em contabilidade para médicos. pois só este profissional tem capacidade para lhe orientar sobre as vantagens de ter um CNPJ.
VANTAGEM DE TER UM CNPJ
Quando você conta com a ajuda de quem entende do assunto tudo fica mais fácil, pois você não corre perigo escolher uma tributação mais cara, por exemplo, e que muitas vezes nem se encaixa com o tipo de serviço que você vai prestar.
Outra vantagem é que atuando com um CNPJ mesmo não tendo ainda um local fixo para seus atendimentos, você terá mais mais oportunidades de trabalho. Isso acontece porque geralmente a maioria dos hospitais e clínicas médicas prefere contratar prestadores de serviço, ou seja, médicos com CNPJ, pois este modelo de contratação acaba ficando mais barato para eles do que a modalidade de contratação CLT.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Lembra que falei sobre a desvantagem de atuar como pessoa física? Pois é! Abrindo um CNPJ você poderá pagar imposto à partir de 6% e INSS de apenas 11%. Isso você não aprendeu na faculdade, não é mesmo? Aqui você tem essa informação pois somos uma contabilidade especializada para médicos e temos expertise para ajudar médicos recém formados e clínicas de pequeno corte a pagarem menos impostos de forma segura. Se precisar, basta nos chamar. Queremos fazer parte da sua história.
QUERO FALAR COM UM CONTADOR AGORA
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL