LIVRO-CAIXA E CARNÊ LEÃO PARA MÉDICOS: COMO FUNCIONA?

Livro caixa e carnê leão para médicos

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Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre livro-caixa e carnê leão para médicos Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO preparamos este artigo especialmente para você que é profissional da área da saúde e vamos tratar melhor disso com você. Se inscreva no nosso canal clicando aqui  e fique por dentro de diversos assuntos relacionados à área médica.

O QUE É O CARNÊ LEÃO?

Em primeiro lugar, saiba que o carnê-leão é um programa da Receita Federal dentro do Portal e-Cac para controle dos lucros e receitas de autônomos e profissionais que tributam como Pessoa Física, como é o caso dos médicos. Portanto, o recolhimento dos impostos se faz por meio dele, mensalmente.

Em segundo lugar, o carnê leão é para pessoas físicas que recebem de outras pessoas físicas sem vínculo empregatício. Além disso, serve também para casos de locação de imóveis e rendimentos vindos do exterior. Profissionais autônomos e liberais fazem o recolhimento dos impostos por esse sistema. Ademais, ele serve para controlar as tributações sobre rendimentos que não são tributados na fonte pagadora. Seu objetivo é permitir ao Fisco controlar esse tipo de movimentação.

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LIVRO-CAIXA

O livro-caixa é a escrituração fiscal na qual todas as receitas e despesas ficam registradas. Como resultado, ele serve para controlar os fluxos financeiros e auxilia na escrituração contábil. Apesar de não ser obrigatório, auxilia no controle das despesas. Esta é uma ferramenta que ajuda inclusive empresas obrigadas à escrituração fiscal. 

Os lançamentos são em ordem cronológica, a partir de documentos originais da fonte pagadora. Tanto as entradas quanto as saídas de dinheiro são contabilizadas no livro-caixa. Todos os pagamentos em dinheiro, cheque e transferência ficam registrados. Na mesma linha, todos os custos do negócio, como água, energia elétrica e internet, por exemplo, também entram. Arquivar todos os comprovantes é necessário para manter a escrituração bem certinha.

RELAÇÃO CARNÊ LEÃO X LIVRO CAIXA

Além do controle das receitas e despesas, o livro caixa serve como base para a apuração do lucro, e este vai para o carnê-leão. É a partir dessas informações que se calcula o imposto. A escrituração do livro caixa ocorre por meio do Programa do Carnê Leão. 

LIVRO-CAIXA E CARNÊ LEÃO PARA MÉDICOS

Médicos e demais profissionais da saúde que prestam serviços a pessoas Físicas sem a abertura de empresa devem fazer o controle dessa forma. Em outras palavras, todos os profissionais da área da saúde que optam por atuar como pessoa física e recebem acima do limite estipulado por mês precisam preencher o carnê-leão. Dentistas, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas são alguns dos profissionais que comumente atuam assim. Portanto, esses profissionais precisam emitir recibos baseados em seu CPF.

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COMO É O CÁLCULO DO IMPOSTO?

Todos os valores recebidos, inclusive de remessas do exterior, servem como base de cálculo para o imposto. Por meio do carnê-leão, a apuração do imposto ocorre mensalmente. 

O cálculo do imposto se faz com base nas alíquotas do Imposto de Renda das Pessoas Físicas. Ou seja, é possível deduzir impostos, assim como no IPRF. Despesas das receitas relacionadas ao exercício da atividade médica podem ser deduzidas, desde que estejam corretamente escrituradas e os comprovantes sejam idôneos.

Por outro lado, vale esclarecer que o carnê-leão é uma parte da declaração do IPRF. Consequentemente, quem faz o controle pelo carnê-leão precisa fazer sua declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas normalmente. Os impostos dos valores recebidos por serviços prestados devem ser recolhidos no mês seguinte à realização do trabalho. Após o preenchimento do carnê-leão, o pagamento ocorrerá por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

RISCOS DE NÃO PREENCHER O CARNÊ-LEÃO

Hoje em dia a Receita Federal dispõe de diversas ferramentas que permitem cruzamentos de informações e mais dia menos dia acaba pegando contribuintes que burlarem a legislação. Como resultado, o Fisco tem até 5 anos para fazer qualquer tipo de fiscalização. Se o preenchimento for incorreto, o contribuinte cairá na malha fina fiscal. Estará sujeito a multas e recolhimento de valores que porventura não foram feitos de forma correta.

Para resumir, notamos como é importante que profissionais da área da saúde que atuam como pessoa física fiquem atentos a esses aspectos para evitar transtornos futuros. Caso precise de ajuda, clique aqui e fale com um de nossos consultores. Será um prazer poder ajudar você médico a pagar o menor imposto de maneira legal. Você pode retirar e-books totalmente grátis clicando aqui . 

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