INSS prorroga pente fino por mais dois anos

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

 

Olá pessoal. O Governo federal prorrogou por mais dois anos o pente-fino nos benefícios do INSS incluindo aposentadorias, pensões e auxílios. Vamos trazer mais detalhes para você. Se inscreva no nosso canal do YouTube para saber mais sobre esse e outros assuntos.

Segundo o INSS a revisão dos benefícios está relacionada as pendências cadastrais identificadas, “não adentrando, neste momento, das regras de direito que geraram o benefício“.

O instituto não informou o total de benefícios já revisados desde que o pente-fino começou, em agosto deste ano, nem se houve suspensão de pagamentos após o procedimento.

Quem receber a notificação deve agilizar para apresentar a documentação pedida, pelo Meu INSS ou no posto, após agendamento. Portanto, cabe esclarecer que se você não recebeu a correspondência do INSS, pode ficar tranqüilo pois você não foi convocado.

Vale lembrar que a lei autoriza o INSS a revisar benefícios concedidos nos últimos dez anos para combater possíveis irregularidades. O beneficiário que não comprova seu direito à renda pode ter o benefício suspenso e até cancelado.

É importante lembrar ainda que para benefícios com mais de dez anos de concessão, o INSS só pode revisar se houver indício de fraude e precisa ser apontada na própria notificação do instituto federal.

Entenda o que é pente-fino

Em primeiro lugar, o pente-fino nos benefícios tem como base o artigo 69 da lei 8.212/1991, que permite ao instituo manter “programa permanente de revisão da concessão e da manutenção dos benefícios por ele administrados, a fim de apurar irregularidades ou erros materiais”.

Em segundo lugar, deve ficar claro que pela lei, a atualização de cadastro pode ser feita nos primeiros dez anos de concessão do benefício.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Quem não será convocado pelo INSS?

Porém, existem alguns grupos de beneficiários que não podem perder seu benefício, porém devem cumprir alguns requisitos, quais sejam:

a – Aposentados e pensionistas considerados inválidos com mais de 60 anos de idade;

b – Pessoas com mais de 55 anos de idade, que já recebam por mais de 15 anos o benefício por incapacidade (auxílio doença ou invalidez);

c – Pessoas que recebam benefício previdenciário, por serem portadoras de HIV/AIDS.

O que fazer se você receber a convocação?

A primeira providência é separar a documentação que o INSS solicitar e se certificar de que não faltou nada. Verifique as condições dos seus documentos pessoais, pois precisam ser legíveis. Após reunir toda a documentação, você deverá enviá-la pelo portal MEU INSS ou diretamente na agência do INSS, caso seja pedido que você vá pessoalmente.

Linimar Stoque – Empresário contábil

 

 

 

 

 

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

como abrir cnpj para dentista

COMO ABRIR CNPJ PARA DENTISTA EM 2025?

Olá, pessoal! Quer saber como abrir CNPJ para dentista? Você está no lugar certo. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, somos especialistas em contabilidade

Recomendado só para você
Olá pessoal! Como pedir crédito via máquina de cartão? Vamos…
Cresta Posts Box by CP
Logopng Contraste - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Médico! Pague menos impostos abrindo um CNPJ.

Quer saber mais?

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais