Olá pessoal, tudo bem? Chegamos mais uma vez no período de entrega da declaração do imposto de renda. No Brasil, a maioria dos contribuintes deixa isso para a última hora, sobrecarregando os escritórios de contabilidade. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO estamos preparados para atender você de qualquer lugar do Brasil para fazer a entrega da sua declaração do Imposto de Renda de 2022. Se você quer ter acesso a outros conteúdos sobre IR, CLIQUE AQUI e se inscreva no nosso canal do YouTube.
Hoje vamos falar sobre os principais erros cometidos na hora de fazer a entrega da declaração do imposto de renda. Vamos a eles.
Índice
OMISSÃO DE RENDIMENTOS COM ALUGUEL
Sabemos que não é raro acontecer de contribuintes omitirem de forma deliberada ou por desconhecimento valores recebidos de aluguel. Porém, se o inquilino declarar que pagou esses valores, a Receita Federal fará um cruzamento de informações, e quem não declarou certamente cairá na malha fina.
DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS EM FICHA ERRADA
Um outro erro bastante comum é a classificação errada dos rendimentos, que se dividem em três tipos: tributáveis (como salário, aluguel, etc.); de tributação exclusiva (como juros sobre capital próprio); e não tributáveis (como rendimento da poupança e herança). Se o contribuinte informa um rendimento tributável na aba de rendimentos isentos, por exemplo, a Receita vai detectar e este terá que explicar a inconsistência. Caso o erro altere o resultado da declaração, poderá ter que pagar juros e multas se tiver imposto a pagar.
NÃO INFORMAR RENDIMENTOS DE DEPENDENTES
Mais comum do que parece, esse erro acontece quando o contribuinte informa um dependente mas não traz para dentro da declaração os rendimentos dele. Mas é importante avaliar bem se é vantajoso colocar um dependente ou não. Para isso contratar um profissional capacitado é importante para pagar o menor imposto possível dentro da legalidade, ou ainda ter uma restituição maior.
INCLUSÃO DE PAI E MÃE
O regulamento do imposto de renda permite a inclusão dos pais na declaração, mas desde que o rendimento deles não ultrapasse R$ 22.847,76. Assim, se o valor for maior que isso, os pais precisam declarar em separado. Caso tenha incluído, é preciso retirar para não cair na malha fina.
DEDUÇÃO INDEVIDA DE DESPESAS MÉDICAS
Os contribuintes devem ser cuidadosos ao declarar despesas com médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicológicos, contas de hospital etc. Devem informar o valor exato que foi pago – além de guardar todos os recibos. É importante lembrar que esses profissionais precisam informar em suas declarações esses valores, o que pode fazer com que o contribuinte caia em procedimento de malha.
GASTOS COM EDUCAÇÃO
Os gastos com livros escolares, cursos de idiomas, informática não podem ser incluídos na declaração. Portanto incluir essas despesas, é sinal de malha fina.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Esses são alguns dos erros cometidos pelos contribuintes que na maioria das vezes optam por preencher a declaração sozinhos ou ainda, pedem aquele “favorzinho” para curiosos de plantão, que na maioria das vezes não têm capacidade técnica para tal missão.
Caso ainda não tenha feito a entrega da sua declaração CLIQUE AQUI AGORA pois quero ajudar você a pagar o menor imposto possível, sem infringir o regulamento do imposto de renda de 2022.
LINIMAR STOQUE
Profissional Contábil