Olá pessoal! O tema de hoje é: qual a importância da contabilidade para ecommerce. Muitas pessoas têm visto ótimas oportunidades na internet para negociarem seus produtos e serviços. O que muita gente não sabe é que esse tipo de negócio também exige registro no CNPJ e a contratação de uma empresa contábil especializada para cuidar da burocracia e ainda auxiliar na administração. Sendo assim, no presente artigo vamos falar um pouquinho sobre aspectos importantes para quem quer entrar para o ecommerce. Para ficar por dentro desse e de outros assuntos, te convido a clicar aqui e se inscrever no nosso canal.
Primeiramente, vale lembrar que as vendas pela internet crescem a cada dia de forma robusta. Empreendedores estão vendo nesse modelo de negócios uma forma de alavancar suas vendas de produtos e serviços. Além disso, como todo negócio, o ecommerce também precisa cumprir com as obrigações relativas a impostos e declarações que precisam ser enviadas ao Governo.
ABERTURA DO CNPJ
Quando falamos de abertura de um ecommerce, os passos são praticamente os mesmos. Portanto, é preciso abrir um CNPJ, ter uma inscrição estadual, cadastro na prefeitura, providenciar a emissão das notas fiscais, dentre outras providências. Isso dará ao seu negócio uma maior credibilidade e melhores condições de negociação.
COMO EMITIR AS NOTAS FISCAIS
Após a regularização, será necessário emitir nota fiscal a cada venda efetuada. Para isso você vai precisar de um profissional contábil que irá auxiliá-lo para que nada saia errado com a forma da tributação e emissão da nota. Vai precisar também de um bom software para fazer isso de forma segura.
COMO PAGAR OS IMPOSTOS
Se o seu negócio for do Regime tributário do Simples Nacional, o recolhimento dos impostos será feito de forma mais simplificada. A guia do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) já contém todos os impostos abrangidos, incluindo o ICMS. Mas você deverá contar sempre com a assessoria de uma boa empresa contábil pois existem algumas particularidades como por exemplo, a necessidade de fazer o recolhimento do DIFAL (diferencial de alíquota) para o ICMS em compras fora do estado. Temos no nosso blog um texto falando um pouco sobre isso, basta clicar aqui para acessá-lo.
ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL
A organização é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio e o ecommerce não será diferente. A contratação de uma empresa contábil é de suma importância. Importante ter todos os documentos, notas fiscais, faturas, recibos para que tudo seja devidamente contabilizado.
MARKETING DIGITAL
Não adianta abrir um ecommerce, ter uma boa plataforma, bons preços, atendimento diferenciado se você não investir no marketing. Assim, as pessoas precisam conhecer seu negócio e para isso o marketing digital que é hoje o “boca a boca da internet’ é imprescindível. Tanto o tráfego orgânico (aquele feito de forma gratuita) quanto as campanhas pagas surtem bons efeitos desde que sejam feita de forma correta. Ter uma empresa de marketing digital cuidando de tudo isso pode alavancar consideravelmente suas vendas.
Em suma, ter uma empresa no mercado digital exige organização, disciplina e uma boa empresa contábil cuidando de todos os detalhes para que você que trabalha no ecommerce, tenha o menor imposto dentro da legalidade.
LINIMAR STOQUE – Profissional Contábil
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.