Entenda a diferença entre faturamento, receita e caixa. Vou falar para você sobre isso. Portanto, já convido você para clicar aqui e se inscrever no nosso canal. Muito conteúdo de qualidade para você.
Muitos empresários não entendem bem alguns conceitos do mundo dos negócios. Neste sentido, parte destes conceitos são tão semelhantes que parecem a mesma coisa. Entre eles estão, faturamento, receita e lucro. São situações distintas. Entenda as diferenças.
FATURAMENTO
O faturamento nada mais é do que o total de notas fiscais emitidas em determinado período. Portanto, tudo que sua empresa vende é considerado faturamento. Em primeiro lugar, entenda que faturamento não é o que sua empresa recebe, mas sim o que ela vende. São duas coisas distintas. Em segundo lugar, aquilo que você vendeu à prazo também é considerado faturamento, apesar de não estar no caixa da empresa. Ou seja, um produto vendido por R$ 1 mil, parcelado em duas vezes, tem o valor total da venda considerado como faturamento.
RECEITA
Muito confundida com o faturamento, a receita é algo diferente. É fácil entender. Receita é todo o valor que entra no caixa da sua empresa. Todavia, podemos dividir a receita em receita bruta e receita líquida. A receita bruta é todo o valor que entrou no caixa. Já a receita líquida considera a receita bruta, deduzindo as vendas canceladas, descontos concedidos e impostos incidentes. Em outras palavras, para saber a receita líquida é preciso ter o valor da receita bruta.
Índice
LUCRO
O lucro de uma empresa é aquilo que sobra depois de pagar todas as despesas. Uma empresa para funcionar tem despesas com aluguel, água, luz, folha de pagamento, combustível. Como resultado, após pagar todas essas despesas temos o lucro. Neste sentido, existe o lucro bruto, que subtrai os custos variáveis para a manutenção do negócio. Consequentemente sua fórmula é: lucro bruto = receita bruta – custos variáveis. Por outro lado o lucro líquido deduz também os custos fixos.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
ENTENDA A DIFERENÇA
Em suma, faturamento é aquilo que foi registrado nas notas fiscais. Já a receita é o que a empresa recebeu de fato, e lucro é o que sobra no final do mês. Conhecendo esses conceitos as chances de sucesso nos negócios aumenta bastante. Além disso, a busca de um profissional contábil capacitado é algo necessário para a saúde e crescimento do seu negócio. Depois disso, empreender pode ser uma grande oportunidade de sucesso pessoal e financeiro.
Em conclusão, empreender requer do empresário uma busca constante do conhecimento. Além disso, exige assessoria qualificada e só o profissional da contabilidade é capaz de poder ajudar. Conte conosco. Fale com nossa equipe.
LINIMAR STOQUE
PROFISSIONAL CONTÁBIL