Olá pessoal! Hoje vou falar sobre o fator R para médicos. Esses profissionais têm a possibilidade de economizar com impostos, abrindo um CNPJ. Mas para aproveitar os benefícios de se registrar como empresa, precisam contar sempre com o auxílio de um bom contador. Portanto, se esse é seu caso, clique aqui e fale com nossa equipe.
As empresas optantes pelo regime do Simples Nacional são distribuídas por anexos que vão indicar qual será a tributação aplicada. Poderá ainda depender da proporção da mão de obra de pessoa física empregada em relação ao faturamento.
Negócios cuja folha de pessoal (apenas pessoa física) ultrapassem 28% do faturamento ficam atrelados ao anexo III da lei complementar 123/2006. Sendo assim, por sua vez, empresas cuja proporção desse gasto com pessoal seja inferior a 28% serão tributadas pelo anexo V, cuja tributação é bem maior.
Fator R >28% = Anexo III
Fator R < 28% = Anexo V
O que muita gente não sabe é que o anexo V apresenta alíquotas significativamente maiores que as da tabela III, assim representando um grande impacto tributário para as empresas. Sendo assim, elas devem se adequar à mudança e entender a importância do Fator R. O Fator R serve para que as empresas possam pagar menos impostos.
Portanto, o cálculo surgiu como uma forma de reduzir a carga tributárias das empresas que têm custo elevado e incentivar a contratação de pessoal. Dessa forma, tende também a reduzir o desemprego no Brasil.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
FATOR R PARA MÉDICOS
Serviços como psicologia, serviços de tomografia, representação comercial, academias de ginástica, laboratórios de análises clínicas, serviços de odontologia, jornalismo e publicidade, arquitetura e urbanismo, medicina veterinária, fisioterapia dentre outras estão sujeitas à aplicação do fator R.
IMPORTÂNCIA DO FATOR R PARA MÉDICOS
No caso dos médicos o Fator R, os médicos podem aproveitar para tornar sua atividade mais eficiente e menos onerosa, economizando com impostos. Sabemos que no Brasil, o custo dos impostos é bastante pesado, portanto, se sua empresa conta com uma boa empresa contábil que irá ajudá-lo nesta questão.
COMO CALCULAR?
Na verdade o cálculo é bem simples:
Primeiramente, é necessário somar sua folha salarial dos últimos 12 meses que antecederam o período de apuração
Em seguida, é preciso apurar qual foi a receita bruta do mesmo período para o qual se somou a folha salarial.
Então, feito isso, já podemos calcular qual a proporção da folha salarial sobre seu faturamento, apenas dividindo uma “variável” pela outra e multiplicando o resultado por 100.
Cálculo:
FS12 / RB12 x 100 = Fator R
Como resultado, podemos observar, que o cálculo ajuda especialmente os pequenos negócios, visto que a folha de pagamento acaba sendo um de seus maiores custos, impactando, inclusive, nos lucros obtidos.
É importante sempre contar com o auxílio de um especialista.. Estamos aqui por você, para você. Conte com a assessoria de uma boa empresa contábil e evite pagamento desnecessário de impostos. Além disso, tenha segurança e tranquilidade para fazer aquilo que você mais gosta que é salvar vidas e cuidar de pessoas.
LINIMAR STOQUE – Profissional Contábil