FATOR R PARA DENTISTAS: COMO PAGAR MENOS IMPOSTOS?

fator r para dentistas

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal! Hoje vamos falar hoje do fator R para dentistas. Neste artigo vamos mostrar que é possível ao profissional da odontologia pagar menos impostos no Simples Nacional, tirando proveito do fator R. Antes, peço que você se inscreva no nosso canal do YouTube. Temos bastante conteúdo para dentistas e demais profissionais da área da saúde. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos uma contabilidade especializada para dentistas e clínicas dentárias.

O QUE É O FATOR R?

Primeiramente, vamos lhe explicar o que é o fator R. O fator R é um cálculo que leva em conta a relação custo de folha de pagamento em relação ao faturamento. Acontece que a maioria das pessoas olha para o fator R como um vilão. De fato, se sua clínica dentária não é assistida por uma contabilidade especializada na área médica, o fator R fará com que a tributação cresça demais. No Simples Nacional as empresas médicas e odontológicas são tributadas pelo anexo V com imposto inicial à partir de 15,5%. Contudo, o contador especialista usa à favor da empresa a legislação, fazendo com que a tributação ocorra pelo anexo III do Simples Nacional, cujo imposto é de apenas 6% inicialmente.

LEGISLAÇÃO QUE REGULAMENTA O FATOR R

As empresas do Simples Nacional têm sua regulamentação na Lei Complementar 123/06 e suas atualizações. No entanto são as resoluções do Comitê gestor do Simples Nacional que dão as regras específicas bem como os critérios para o cálculo do Simples Nacional. A principal é a Resolução CGSN 140/2018 que regulamenta o Fator R e define as atividades sujeitas ao cálculo, mais especificamente no artigo 25 desta resolução.

RISCO DE PAGAR IMPOSTO DE FORMA ERRADA

Muitas empresas da área da odontologia, por falta de conhecimento e expertise pagam MENOS IMPOSTOS no Simples Nacional. Isso pode parecer bom à primeira vista, porém o cálculo errado levará certamente à fiscalização da Receita Federal com pagamento da diferença dos anos retroativos. O valor pode chegar a cifras altíssimas. Isso acontece porque uma contabilidade que não seja especialista em clínicas dentárias tributam diretamente no anexo III do Simples, com alíquotas muito mais baixas. Por isso, é mister tomar todo o cuidado. Fazendo o cálculo corretamente sua clínica odontológica vai pagar menos impostos de forma segura.

COMO É O FATOR R PARA DENTISTAS?

Os profissionais da odontologia podem fazer uso deste benefício fiscal e com isso, pagar muito menos impostos. Frisamos que é fundamental a contratação de uma contabilidade especializada para dentistas e clínicas de odontologia. Somente este profissional tem capacidade técnica para tirar proveito de forma segura, reduzindo muito o seu imposto.

DENTISTA: COMO PAGAR MENOS IMPOSTOS?

Se você tem uma clínica odontológica que fatura até R$ 30 mil reais, e tem funcionários, muito provavelmente conseguirá se encaixar no anexo III do Simples. Em outras palavras, você terá aumentando o seu lucro, já que seu imposto começará com a alíquota de apenas 6%.

À medida que seu faturamento cresce, a alíquota efetiva, ou seja, o que de fato você paga de imposto também sobe. Assim, dependendo do caso, o Lucro Presumido poderá ser a melhor opção. Neste regime tributário, você paga quatro impostos federais, além do ISS – Imposto Sobre Serviços, e a soma deles fica entre 13,33% e 16,33%. A variação é por conta do IIS que varia entre 2% e 5%, dependendo de cada prefeitura.

QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

IMPORTÂNCIA DE UMA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Para concluir, é fundamental aos empresários da área da saúde, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, uma atenção especial quando se decidirem a montar sua clínica médica. E com o dentista não é diferente. Ao abrir o CNPJ para a sua clínica odontológica procure o auxílio de um contador especialista em dentistas e clínicas dentárias. Este profissional saberá como abrir um CNPJ médico de forma segura, agilidade e com o menor custo.

Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos especialistas em clínicas odontológicas e podemos te ajudar neste processo, desde a abertura do CNPJ, registro na Junta Comercial, alvará municipal, alvarás sanitários, passando pela escolha do melhor regime tributário. Se você chegou até aqui, certamente tem ou pretende abrir um CNPJ para a área da odontologia. Conte conosco! Te atendemos, onde quer que você esteja. Fale com a nossa equipe.

LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL

QUERO ABRIR UM CNPJ AGORA

 

 

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

como abrir cnpj para dentista

COMO ABRIR CNPJ PARA DENTISTA EM 2025?

Olá, pessoal! Quer saber como abrir CNPJ para dentista? Você está no lugar certo. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, somos especialistas em contabilidade

Recomendado só para você
Olá pessoal! A Receita Federal atualizou as regras que definem…
Cresta Posts Box by CP
Logopng Contraste - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Médico! Pague menos impostos abrindo um CNPJ.

Quer saber mais?

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais