Olá pessoal, tudo bem? Hoje eu quero conversar com você sobre o capital de giro e sua importância. Sabemos que anualmente no Brasil milhares de empresas acabam fechando suas portas e esse é um dos principais motivos. Mas antes, quero convidá-lo a se inscrever no nosso canal do YouTube clicando aqui. Temos centenas de vídeos que tratam de diversos assuntos e que poderão ajudá-lo bastante.
Vamos lá! Infelizmente no Brasil de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 48% das companhias brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de direção eficiente. Diante desse cenário um dos aspectos que mais prejudicam a saúde das empresas é a questão do caixa, ou melhor, do capital de giro. Portanto, vender muito não significa necessariamente que a empresa está com uma boa saúde financeira. Nós da LS Contabilidade & Gestão podemos ajudar seu negócio a ter uma boa saúde financeira, se precisar, fale conosco.
Índice
DETECTANDO O PROBLEMA
O primeiro problema que faz as empresas fecharem é a falta de vendas, e o segundo é a falta do capital de giro. Portanto, isso acontece porque toda vez que há uma sobra de dinheiro, muitos empresários, por falta de planejamento estratégico, por não terem conhecimento ou por uma má escolha emocional, querem gastar; ou investem em mais equipamentos sem planejamento. Além disso, muitos querem a partir da sobra do dinheiro, aumentar a divisão de lucros e até mesmo investir em algo pessoal,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? O QUE É ISSO?
O planejamento estratégico é algo que pode parecer complexo mas de um significado bem simples: quero aqui usar as palavras do grande mestre da contabilidade, Prof Dr. Antônio Lopes de Sá: “o planejamento estratégico é você calcular como você vai sair da encrenca que você mesmo arrumou”. Além disso, a importância do capital de giro para a sobrevivência das empresas precisa ser levada em conta na hora de administrar um negócio.
CAPITAL DE GIRO E SUA IMPORTÂNCIA
A empresa compra o produto, recebe o produto e paga por ele. Esse produto passa a compor o estoque, depois vai para a prateleira e por fim é vendido ao cliente, à vista ou à prazo, e, finalmente, esse dinheiro entra no caixa.
A partir do momento em que o dinheiro saiu do caixa (pela compra) até retornar (pela venda), nesse intervalo de tempo houve despesas como: contas de energia, aluguel, salário de funcionários etc. É essencial que se tenha um montante de dinheiro que cubra essas despesas dentro desse período.
QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE CAPITAL DE GIRO?
A resposta para esta pergunta não é tão simples assim. É preciso que o empresário tenha o controle das finanças e leve em consideração vários aspectos tais como:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- Das compras dos fornecedores e prazos de pagamento
- Qual o custo fixo mensal do negócio? (Aluguel, água, luz, salários)
- Qual o custo variável mensal? (matéria prima, embalagens, custos financeiros)
COMO CALCULAR O CAPITAL DE GIRO?
Uma forma simples de calcular o capital de giro é que seja de três a seis vezes o custo fixo do negócio. Por exemplo se o custo fixo é de 20 mil reais, o capital de giro ideal deverá ser de sessenta a cento e vinte mil reais. Neste sentido, nossa empresa contábil pode ajudar você neste sentido. Se precisar, é só clicar aqui para falar com um de nossos consultores.Temos um e-book preparado especialmente para você que trata da gestão financeira nas empresas. Retire gratuitamente, basta clicar aqui.
Há duas maneiras de viabilizar o capital de giro: o empresário pode se utilizar de capital pessoal e aplicar como reserva na empresa, ou, pode estipular uma meta e economizar uma determinada quantia por mês para levantar o capital de giro necessário. Acima de tudo, como profissional contábil e gestor financeiro, desaconselho veementemente a busca de crédito bancário para obtenção de capital de giro. Ao fazer isso você estará trabalhando não mais para si, mas para o banco. E terá grandes dificuldades em sair dessa situação.
Nesse artigo, buscamos mostrar de forma bem didática a importância de um bom controle financeiro e de capital de giro para o sucesso de um negócio. Se você gostou desse artigo e quer contratar nossos serviços contábeis e administrativos clique aqui.
LINIMAR STOQUE
Profissional Contábil