Olá pessoal! Empresa inativa é um caso bastante complicado. Boa parte dos empresários não sabem que mesmo se ele fechou as portas ele precisa tomar alguns cuidados caso não tenha dado baixa no CNPJ. Vamos refletir um pouco sobre isso. Convido você a se inscrever no nosso canal do YouTube clicando aqui.
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que todo empresário deve estar atento à este assunto para evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros. Todo CNPJ ativo, tem obrigações a cumprir nas diversas esferas governamentais e muitas empresas recebem pesadas multas por desconhecimento dos seus gestores. Mas a dúvida é: se minha empresa está inativa, ela precisa entregar a DCTF?
Índice
O que é a DCTF?
A Declaração de débitos, créditos e tributos federais é uma obrigação acessória que tem por objetivo apurar os impostos e verificar as contribuições federais, bem como os resultados referentes às compensações de créditos.
Empresa inativa precisa entregar a DCTF?
A resposta é sim. As empresas têm até o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao mês da ocorrência dos fatos geradores para enviar o documento.
Portanto, para saber se sua empresa é considerada inativa ou não, você precisa observar se sua empresa teve alguma atividade operacional ou não-operacional, financeira e patrimonial. Caso não tenha acontecido nenhuma dessas atividades, o CNPJ é considerado inativo.
Para resumir, caso não seja enviada a DCTF nos prazos estabelecidos, a empresa pagará multa mínima de R$ 200,00. Além disso, a ausência de declarações pode levar à condição de CNPJ inapto.
Vale lembrar que mesmo sem nenhuma movimentação é importante que as empresas inativas estejam sob a supervisão de um profissional contábil. Caso precise basta clicar aqui para falar com nossa equipe.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Linimar Stoque
Profissional Contábil