MEI TEM QUE RECOLHER O DIFAL?

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

 

Olá pessoal, tudo bem? O MEI tem que recolher o DIFAL nas compras de mercadorias para revenda? É disso que vou falar hoje. Convido você a se inscrever no nosso canal do YouTube, clicando aqui. 

O Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 11/05/2021,  surpreendeu a todos e julgou constitucional o DIFAL exigido das empresas do Simples Nacional. O placar da decisão do Recurso Extraordinário nº 970821, que trata sobre a constitucionalidade do imposto de fronteira, como também conhecemos foi apertado com seis votos contra cinco, em favor do Fisco. O voto de minerva do Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux pôs fim à questão. Entendendo melhor a origem dessa decisão, esse julgamento teve início em 2018 e houve uma interrupção por pedido de vista do Ministro Gilmar Mendes.

QUEM PRECISA RECOLHER O DIFAL?

O relator, Ministro Fachin, entendeu que é constitucional o diferencial de alíquota do ICMS cobrado pelo estado de destino, na entrada de mercadoria em seu território, quando a empresa optante pelo Simples Nacional faz uma compra para revenda. Em outras palavras, comprou mercadorias para revender de fora do estado e que não estão sujeitas ao regime de substituição tributária, tem que recolher o DIFAL. A este imposto também chamamos de ICMS antecipação.  Além disso, preciso esclarecer que até o MEI terá que cumprir tal determinação. Como resultado, há aumento no custo das mercadorias.

O QUE É O DIFAL?

Conhecido também como diferencial de alíquotas ou “Difal” ou ICMS antecipação, o imposto consiste no valor a ser pago pelo contribuinte que adquire produto ou serviço de outro estado da federação e se vê obrigado a pagar o valor do diferencial entre a alíquota interna e a alíquota interestadual de ICMS. Portanto. a demanda trata mais objetivamente da necessidade de empresas optantes pelo Simples Nacional de adimplirem o Difal.  Assim, empresas do Simples deverão efetuar o recolhimento dessa diferença caso adquiram mercadorias para revenda de fora do estado.

Assim, fica cada vez mais claro para empresários que é importante ter a assessoria de um bom escritório de contabilidade. Como resultado, isso traz tranquilidade e economia para o empresário. Como resultado, há melhora nos números e até do faturamento do seu negócio.

Se precisar, fale conosco. 

LINIMAR STOQUE

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Profissional Contábil

 

 

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

como abrir cnpj para dentista

COMO ABRIR CNPJ PARA DENTISTA EM 2025?

Olá, pessoal! Quer saber como abrir CNPJ para dentista? Você está no lugar certo. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, somos especialistas em contabilidade

Recomendado só para você
Olá pessoal! Você sabia que o MEI tem grandes oportunidades…
Cresta Posts Box by CP
Logopng Contraste - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Médico! Pague menos impostos abrindo um CNPJ.

Quer saber mais?

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais