Olá pessoal! A cada dia a tecnologia avança e isso se reflete diretamente na vida das pessoas. Até as relações de trabalho recebem essa influência. Hoje vou falar com você sobre a possibilidade de pagamento de salários via pix. Temos um canal no YouTube e convido você a se se inscrever. Nele, temos um extenso conteúdo para você empreendedor ou contador.
Primeiramente, vale ressaltar que o salário do empregado pode ser pago de diversas formas. Mas o que os empresários querem saber é se o pagamento via pix é permitido por lei.
FORMAS DE PAGAMENTO DO SALÁRIO
O salário pode ser pago em dinheiro, cheque, transferência bancária ou depósito em conta de titularidade do empregado. O pagamento em conta conjunta, embora não seja proibido, não é aconselhável, já que esta não é exclusivamente do empregado. Esse tipo de conta pode sofrer algum tipo de restrição contra algum dos titulares, impossibilitando o empregado de ter acesso ao seu salário.
PAGAMENTO DO SALÁRIO VIA PIX
O PIX nada mais é que uma transferência instantânea de dinheiro já aceita pela legislação. Tanto as pessoas físicas e jurídicas podem cadastrar sua chave PIX. Portanto, entende-se que é uma forma rápida e segura para que o empregador possa comprovar o pagamento dos salários, já que gera comprovante dessa transferência. Além do mais, o PIX é considerado mais vantajoso para o empregado, uma vez que não há prazos bancários. A transferência é imediata.
Neste sentido, de um modo geral, é possível o pagamento da remuneração via PIX, desde que o empregado tenha uma conta bancária compatível com esta modalidade de transferência.
CONTA-SALÁRIO AINDA NÃO TEM PIX
Entendo que o pagamento via PIX já é ponto pacificado. Portanto, a questão é que as contas-salário, utilizadas pelos empregados, ainda não estão habilitadas com a função de receber transferência via PIX. Portanto, se a empresa quiser utilizar essa modalidade de pagamento, dependerá da concordância do empregado e da indicação por este de uma outra conta para receber o seu pagamento.
Em conclusão, podemos notar que apesar de ser bastante vantajosa a modalidade de pagamento de salários via PIX, é necessário ao empregador contar com a concordância do empregado. Aconselhamos a assinatura de um termo de ciência e concordância pelo empregado. Se você, empresário, precisa de uma contabilidade especializada na parte de departamento pessoal, basta clicar aqui e falar com nossa equipe. Será um prazer poder ajudar.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.