IR 2022: DECLARAÇÃO EM CONJUNTO OU SEPARADA?

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal, tudo bem? Mais um ano em que cerca de 35 milhões de contribuintes farão a declaração do imposto de renda da pessoa física. E uma dúvida que sempre existe: entregar a declaração em conjunto ou separada? Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO estamos preparados para atender você e fazer a sua declaração. No nosso canal do YouTube temos conteúdo vasto que poderá ajudar você em diversas situações. Basta clicar aqui e se inscrever. Portanto, estamos aqui para dirimir essa dúvida. Vamos ao que interessa.

No momento que você começa a preencher o formulário eletrônico da declaração é possível fazer as simulações necessárias para saber o que é mais vantajoso para o casal. Existem diversos fatores que influenciam no resultado final da declaração.

ENTREGAR A DECLARAÇÃO EM CONJUNTO OU SEPARADA?

À guisa de informação, a Receita Federal permite que casados, quem vive em união estável, e casais com filhos em comum façam a entrega da declaração do Imposto de Renda em conjunto. No entanto, escolher essa opção pode aumentar a faixa de tributação, acarretando no imposto a pagar.

A soma dos rendimentos do casal, como foi dito, pode aumentar o valor do imposto a pagar. Todavia, a soma das despesas pode diminuir esse imposto, ou até mesmo aumentar o valor da restituição.

Declarar em separado é uma opção. Contudo, é necessário informar os dados individualmente em cada declaração e o dependente como filho só pode ser incluído em uma das declarações. Se tiver mais de um filho o casal pode distribuí-los nas declarações. Só não pode informar o mesmo filho nas duas declarações.

COMO DECLARAR OS RENDIMENTOS?

Quando o rendimento do casal é diferente um do outro serão aplicadas alíquotas diferentes da tabela do Imposto de Renda. Por isso é aconselhável incluir os filhos e suas despesas dedutíveis na declaração de quem ganha mais para ter um abatimento maior de imposto devido.

BENS E DIREITOS TAMBÉM TEM QUE SER INFORMADOS?

Para que seja considerado declarante em conjunto, todos os bens, direitos, além dos rendimentos destas pessoas devem estar na mesma declaração (contribuinte titular).  

Faz-se mister esclarecer que a entrega da declaração em conjunto ou em separado é uma escolha do casal, mediante análise das situações. Se observadas todas as regras, não há impedimento nenhum em fazer uso da melhor opção.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Você pode notar que entregar a declaração em conjunto ou separada pode trazer vantagens e desvantagens. A contratação de um profissional contábil capacitado poderá trazer vantagens pois este poderá fazer todas as análises e apresentar a você o melhor cenário. Fale conosco clicando aqui. Será um prazer enorme ajudar você.

LINIMAR STOQUE

Profissional Contábil

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou falar com vocês sobre…
Cresta Posts Box by CP

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais