Olá pessoal, tudo bem? Muitos empresários acabam quebrando por desconhecerem aspectos importantes e que podem trazer tanto o sucesso, como o fracasso do empreendimento. Um desses aspectos é saber a diferença que há entre os custos fixos e custos variáveis. Vamos entender melhor? Antes disso, clique aqui e veja quanto conteúdo interessante e totalmente gratuito para você. Você pode retirar totalmente grátis seu e-book sobre gestão financeira clicando aqui. Basta baixar, é totalmente grátis.
Bom, vamos lá então! Em primeiro lugar é preciso saber distinguir o que é um custo fixo e o que é um custo variável. Vejamos:
De forma simples, podemos dizer que o custo fixo é aquele que está menos sujeito a variações devido a aumentos ou reduções na produção ou volume de vendas.
Já o custo variável é definido como um gasto que oscila de acordo com as atividades no dia a dia do negócio.
Ou seja: de acordo com o aumento no volume de produção e vendas, o variável também cresce; o fixo, não.
EXEMPLOS DE CUSTOS FIXOS
Como já dissemos, os custos fixos independem do movimento ou volume de vendas da empresa. Em outras palavras, será sempre o mesmo. Alguns exemplos: aluguel, internet, segurança, manutenção de equipamentos.
EXEMPLOS DE CUSTOS VARIÁVEIS
Ao contrário dos custos fixos, os custos variáveis mudam de acordo com o “movimento” da empresa, ou seja, varia de acordo varia de acordo com a produção ou prestação dos serviços. Neste sentido, podemos citar como exemplos de custos variáveis: energia elétrica, água, comissões sobre vendas, despesas com logística e transportes, horas extras dos funcionários.
IMPORTÂNCIA DE SEPARAR CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS
Ter o conhecimento dos custos e saber como diferenciá-los é importante para conseguir precificar (colocar o preço) seus produtos e serviços da melhor maneira. Assim, você saberá de fato se está tendo lucro ou não. Portanto, a primeira coisa a fazer é levantar todos os gastos da organização em um período determinado.
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Escolha um período e separa os valores pagos ao longo dos últimos 3, 6 ou 9 meses. Com isso, monte uma planilha de custo fixo e variável. Com ela em mãos você vai poder observar as variações mensais.
Para ficar ainda melhor, o ideal é que contenha a relação da produção ou faturamento da organização. Assim, será possível entender qual a relação entre o volume de produção e o impacto nos custos.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CUSTO E DESPESA
Entende-se por custo todos os gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto, ou serviço. Exemplo de custos: matéria prima, energia, salários, equipamentos
Já as despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos. Exemplo: aluguel, pró-labore, telefone, comissões, impostos.
De posse dessas informações você poderá ter maior controle e aumentar a margem de lucro do seu negócio, minorando desperdícios, otimizando processos e fazendo um controle financeiro mais eficiente dentro do seu negócio.
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