Olá pessoal! A contabilidade para clínica de pequeno porte permite que o médico possa focar na sua missão que é a de cuidar de pessoas. No artigo de hoje vamos falar sobre como a contratação de uma contabilidade especializada em clínicas médicas poderá auxiliar no crescimento profissional e financeiro do médico. Como você já sabe, somos uma contabilidade especializada para clínicas médicas e por isso elaboramos este artigo para você, médico. Além disso, temos um canal no YouTube com um vasto conteúdo direcionado aos profissionais da área da saúde. Se inscreva lá!
Em primeiro lugar, saliento sempre que o médico que atua como pessoa física, na maioria das vezes está perdendo dinheiro. Isso porque ele é tributado pela legislação do Imposto de Renda da Pessoa Física, cuja alíquota máxima é de 27,5%. Sendo assim, médicos PF que faturam acima de R$ 5 mil já não têm nenhuma vantagem em permanecer como tal. À partir daí, o melhor mesmo é abrir um CNPJ.
Índice
IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA CLÍNICAS DE PEQUENO PORTE
Para iniciar seus atendimentos o médico precisa ter um registro no Conselho Regional de Medicina do seu estado. Sem isso é impossível exercer a profissão. Além disso, mesmo que atue como pessoa física, deverá ter um mínimo de organização. Entretanto, você já percebeu que ter um CNPJ é muito mais vantajoso.
Mesmo que opte por trabalhar sozinho, sem sócio ou funcionários, precisará se regularizar em uma das seguintes modalidades:
- EI – Empresário Individual;
- LTDA – Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal Simples.
Como você percebeu, não é possível se cadastrar como MEI – Microempreendedor Individual, pois as profissões regulamentadas não podem ser MEI. Por isso é importante você iniciar já com a assessoria de uma contabilidade especializada para clínicas médicas que lhe dará a garantia do enquadramento certo para sua clínica médica.
SIMPLES NACIONAL PARA CLÍNICAS MÉDICAS
Começar uma clínica médica de pequeno porte no Simples Nacional em boa parte das vezes é a melhor opção sim! Principalmente se o custo de folha de pagamento, incluindo o pró-labore do sócio ficar acima de 28%. Neste caso, sua clínica vai começar pagando imposto de 6%, que sobe à medida que o faturamento aumenta. Além disso o INSS será de 11% sobre seu pró-labore. Todavia, só quem poderá dar esta certeza é o profissional contábil, daí a sua importância para o negócio.
Mas, existe a possibilidade também do Lucro Presumido. Neste modelo, o imposto é fixo, independendo do seu faturamento. No caso dos serviços médicos a carga total de impostos varia entre 13,33% e 16,33% por causa do ISS – Imposto Sobre Serviços que varia de 2% a 5%.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Saiba que se o enquadramento não esteja de acordo com as características da clínica ou consultório, você pode acabar pagando mais que do precisa, diminuindo o lucro e, consequentemente, o seu crescimento.
Já com uma contabilidade especializada, além de enquadrar corretamente e evitar problemas com a Receita Federal, é possível diminuir a carga tributária de forma legal por meio da adequação das atividades ao regime.
FALE COM UM CONTADOR ESPECIALISTA
Para concluir. o processo de abertura de consultórios e clínicas é cheio de particularidades. Assim, somente um contador especializado terá conhecimento o suficiente para analisar o caso da sua empresa em particular e em seguida tomar as providências necessárias para o registro.
Para você focar no atendimento aos seus clientes, o ideal é contar com a assistência de uma empresa contábil com experiência em gestão de clínicas e consultórios. Se precisar de ajudar, fale com nossa equipe. Estamos preparados para te auxiliar. Queremos fazer parte da sua história de sucesso.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL