Olá, pessoal! Você sabe como separar as contas pessoais das contas da empresa? Não? Então este artigo é para você. Fique conosco e se inscreva no nosso canal do YouTube onde temos um vasto conteúdo que poderá lhe ajudar na gestão da sua empresa. Além disso, se você está precisando de uma contabilidade focada no controle financeiro, basta clicar aqui agora para falar com nossa equipe.
Índice
EMPRESA X PESSOA FÍSICA, DUAS PESSOAS DISTINTAS
Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que ao abrir um negócio, o empresário tem duas pessoas distintas: uma é a pessoa física, o CPF, o empresário propriamente dito. A outra é o CNPJ, a empresa. São duas situações bem distintas. Sendo assim, para você entender a dinâmica do tema deste artigo, faz-se necessário entender isso.
O DINHEIRO DA SUA EMPRESA NÃO É SEU
Um problema que acontece em boa parte das empresas brasileiras, sobretudo nos pequenos negócios é a questão do caixa da empresa ser “violentado” pelo dono do negócio. Neste sentido, muitos empresários, por falta de conhecimento, acreditam que tudo que entra no caixa pertence a ele (CPF) e não ao CNPJ. Ledo engano. O dinheiro que entra no caixa da sua empresa não é seu. Este dinheiro é para sustentar a operação e gerar caixa. Por isso, é importante que você estipule uma retirada pró-labore que servirá para o pagamento das suas despesas pessoais. Evidentemente que o valor da retirada será de acordo com as possibilidades da empresa. Porém, muitos empreendedores entendem que o valor da retirada seja de acordo com suas despesas, mas esse é um erro que pode, inclusive comprometer a saúde financeira do seu negócio.
COMO SEPARAR AS CONTAS PESSOAIS DAS DA EMPRESA?
Primeiramente é importante ao empresário ter uma perfeita compreensão do que foi exposto acima. Assim, ao entender que existem duas realidades distintas, com vida própria e que precisam caminhar de forma independente, as coisas ficarão mais fáceis. Isso posto, partindo da premissa de que já há consenso quanto a isso, cabe ao empresário tomar algumas providências importantes para chegar ao objetivo almejado.
ORGANIZANDO AS COISAS
Uma das medidas necessárias para disciplinar a parte financeira da empresa é a disciplina do empresário. Neste sentido, ele vai ter um limite de retirada de dinheiro que será delimitada pelo seu pró-labore. A definição deste pró-labore será com base nas condições da empresa, em outras palavras, o empreendedor levará em conta a capacidade da organização de cumprir com esta obrigação sem colocar em risco a saúde do negócio.
Além disso, outra medida necessária é o controle do fluxo de caixa da empresa. Tudo precisa ter controle. Desde aquele cafezinho, até as maiores despesas, tudo precisa ser escriturado no livro-caixa. Hoje em dia, com a tecnologia isso é rápido e fácil de fazer. Um bom software resolve esta questão. Também é fundamental que haja contas separadas. Cada um no seu quadrado, como diz o adágio popular. Nada de misturar as despesas. Na conta PJ só vai entrar o dinheiro faturado pela empresa, além disso, só os pagamentos relacionados ao negócios ocorrerão nesta conta.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Para concluir, além de todas essas providências, é fundamental sua empresa contar com uma contabilidade focada na gestão financeira permitindo com isso, aumento na lucratividade do seu negócio. Se precisar da gente, estamos à disposição. Queremos fazer parte da sua história de sucesso.