COMO PAGAR MENOS IMPOSTOS NA CLÍNICA MÉDICA EM 2024?

Menos impostos para clínica médica

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal! Hoje quero mostrar como pagar menos impostos na clínica médica no ano de 2024. Você verá que é possível ao profissional da área da saúde pagar menos impostos de forma segura. Todavia, para conseguir todos os benefícios disponíveis para reduzir a carga tributária da clínica médica, precisa contar com uma contabilidade especializada para clínica médica pois assim é possível aproveitar melhor os benefícios fiscais disponíveis. Portanto, se isso faz sentido para você doutor, basta clicar aqui agora para falar com a nossa equipe. Ademais, temos um conteúdo direcionado para médicos e demais profissionais da saúde no nosso canal do Youtube, clique aqui para assistir.

Como sabemos, empreender no Brasil não é tarefa das mais fáceis. A alta carga de impostos, além do complexo sistema tributário brasileiro são os principais aspectos que tornam a tarefa de gerir seu próprio negócio algo bem mais difícil do que em outros países.

Além disso, na legislação tributária existem muitas particularidades, que nem todos os profissionais contábeis aplicam em relação ao segmento de clínicas médicas, e, consequentemente, muitas dessas empresas pagam tributos além do que é devido, pelo simples fato de não observarem a legislação. Através desse artigo iremos mostrar como reduzir a carga tributária de sua Clínica Médica de forma segura.

TRIBUTAÇÃO PARA CLÍNICA MÉDICA EM 2024

A legislação tributária brasileira permite que as clinicas médicas optem pelos 3 regimes tributários existentes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Nestes regimes tributários ocorre o recolhimento dos seguintes impostos:  IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ISS, CPP (contribuição previdenciária patronal). O que mudam são a forma de pagamento e as alíquotas. Um bom planejamento tributário leva em consideração uma série de aspectos para ajudar empresas a economizarem impostos por meio de boas escolhas fiscais.

SIMPLES NACIONAL PARA CLÍNICA MÉDICA

O Simples Nacional para clínica médica leva em consideração o fator R. Este é um fator que leva em conta o custo de folha de pagamento versus o faturamento bruto da empresa. Portanto, empresas com custo de folha de pagamento acima de 28% tributam pelo anexo III do Simples Nacional, com alíquotas mais baixas, à partir de 6%. Contudo, se o custo de folha for abaixo de 28% do faturamento, a tributação acontece pelo anexo V do Simples Nacional, com alíquota inicial de 15,5%.  Sendo assim, é necessário que sua contabilidade saiba lidar com esta situação, já que existe a possibilidade de você pagar imposto à partir de 6% ao invés de 15,5%.

QUERO SABER MAIS

LUCRO PRESUMIDO PARA CLÍNICA MÉDICA

Por sua vez, no Lucro Presumido as clínicas médicas são tributadas com base na presunção de lucros sobre receitas.

Nesse regime tributário as alíquotas de tributação praticadas ficam entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento mensal. A variação está relacionada à alíquota de ISS dos municípios que pode variar entre 2% e 5% sobre o faturamento.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

LUCRO REAL PARA CLÍNICA MÉDICA

Por fim, temos o Lucro Real, opção que leva em consideração o lucro líquido da empresa para apuração dos impostos devidos. No entanto, apesar de considerar o lucro e não o faturamento, este regime conta com alíquotas mais elevadas, confira:

  • PIS: 1,65%
  • COFINS: 7,60%
  • IRPJ: 15,00%
  • CSLL: 9,00%

Esta é uma opção para clínicas médicas com baixa lucratividade.

MENOS IMPOSTOS NA CLÍNICA MÉDICA

Existem algumas possibilidades de redução de carga tributária para clínica médica. Uma delas é a equiparação hospitalar que permite reduzir significativamente o valor dos impostos.

Veja alguma das atividades que permitem a equiparação de clínicas e hospitais:

  • Prestação de atendimento eletivo de promoção e assistência à saúde em regime ambulatorial e de hospital dia;
  • Prestação de atendimento imediato de assistência à saúde;
  • Prestação de atendimento de assistência à saúde em regime de internação;
  • Atividades fins da prestação de atendimento de apoio ao diagnóstico e terapia.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), julgou sobre serviços hospitalares, ampliando o benefício dado aos hospitais abrangendo aos prestadores de serviços de assistência a saúde reduzindo a carga tributária.

Todavia, deve ser avaliada muito bem a situação da clínica ou laboratório médico, pois esse benefício é para aquelas empresas que fazem procedimentos cirúrgicos por exemplo:

  • CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS;
  • CLÍNICAS DE CIRURGIA PLÁSTICA;
  • CLÍNICAS DE DERMATOLOGIA, COM REFERÊNCIA CIRURGICA;
  • CLÍNICAS QUE FAZEM EXAMES DE DIAGNÓSTICOS;
  • CLÍNICAS E LABORATORIOS QUE REALIZAM EXAMES DE IMAGEM;
  • EMPRESAS DE HOME CARE.

CONTE COM A GENTE PARA PAGAR MENOS IMPOSTOS NA CLÍNICA MÉDICA

Se você chegou até aqui certamente está em busca de deduzir a carga tributária da sua clínica médica. Somos especialistas em clínicas médicas, consultórios médicos, laboratório de análises clínicas e temos todo um conhecimento para garantir a menor carga tributária para a sua clínica médica de forma segura. Portanto, não perca mais tempo, clique no botão abaixo, entre em contato conosco e saiba como pagar menos impostos na clínica médica.

LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL

QUERO ABRIR UM CNPJ

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Olá pessoal! O assunto hoje será a Lei do salão…
Cresta Posts Box by CP

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais