COMO PAGAR MENOS IMPOSTOS COMO PJ NO BRASIL?

consequências de não pagar impostos

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal! Hoje vamos mostrar como pagar menos impostos como pessoa jurídica no Brasil. Já convido você a se inscrever no nosso canal YouTube pois temos um vasto e diversificado conteúdo que poderá ajudá-lo na gestão do seu negócio.

BRASIL, UM MANICÔMIO TRIBUTÁRIO

Em primeiro lugar, vale lembrar que não é novidade para ninguém que empreender no Brasil é uma tarefa das mais difíceis.  Além do emaranhado de leis, portarias, instruções normativas e decretos, a carga tributária é excessivamente alta. Isso torna os produtos e serviços produzidos no Brasil menos competitivos no mercado internacional.

Além disso, a tributação sobre o consumo responde a 44% do total da arrecadação tributária. Praticamente metade disso advém da tributação sobre a renda: de 21% a 23%. Nos Estados Unidos, por exemplo, a maior economia do mundo, ocorre exatamente o inverso: a tributação sobre a renda responde por 44% da arrecadação total e apenas 18% são resultado do consumo. No Japão, essa relação é de 49% para 19%. Outros países desenvolvidos também adotam tributação maior sobre a renda do que sobre o consumo, como Holanda, Reino Unido, Itália e Canadá. Como consequência, isso faz do Brasil uma usina de pobreza, aumentando a cada ano as desigualdades.

A distribuição de dinheiro, através de programas sociais como o Bolsa Família não seriam necessários se o governo simplesmente reduzisse os impostos sobre o consumo. Portanto, reduzir impostos é distribuir renda de forma perene, sem necessidade de programas populistas.

COMO PAGAR MENOS IMPOSTOS?

Como reduzir impostos como pessoa jurídica no Brasil? Você já pode perceber que a vida do empreendedor é dificultada pela alta carga tributária. Isso reduz o consumo, consequentemente, reduz também o faturamento das empresas. Assim, há menos empregos, e com menos empregos, mais pessoas passam por necessidades. Neste sentido, uma ampla reforma tributária seria importante para transformar o Brasil em uma nação próspera. Mas o empresário não pode contar tão cedo com isso.  Sendo assim, vamos mostrar como o empresário pode ser competitivo em meio a esse caos tributário.

ENQUADRAMENTO FISCAL CORRETO

Ao começar um negócio é importante escolher o correto regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Portanto, contratar um profissional da contabilidade capacitado é fundamental nesta escolha.  Para os pequenos negócios, o Simples Nacional é uma boa alternativa, principalmente para quem fatura até R$ 180 mil no ano. Todavia, esta avaliação deve ser feita pelo contador.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO IDEAL

Pode parecer algo complexo, mas não é. Na verdade um planejamento tributário nada mais é do que você se organizar para o pagamento dos impostos. Faça um checklist de todas as suas obrigações com impostos e taxas durante o ano. Para isso, é importante você conhecer bem o seu negócio, além de estar conectado com sua contabilidade .

NÃO SONEGAR IMPOSTOS

A sonegação de impostos no Brasil é um dos gargalos que traz prejuízos vultosos à nação. Por mais que seja revoltante tudo o que acontece no Brasil, como a corrupção, por exemplo, sonegar impostos é um abismo sem fim para sua empresa. Com o desenvolvimento tecnológico, os mecanismos de fiscalização do Governo facilmente chegar até você. E tenha a certeza de que o prejuízo será bem maior do que seria pagar em dias e de forma correta os impostos. Vale lembrar que sonegar não é apenas deixar de pagar impostos. Ao pagar de forma incorreta, escolhendo a atividade diferente da que realmente exerce, omitir faturamento de um cliente que não exigiu nota fiscal, são também atitudes desonestas e que mais dia, menos dia, serão descobertas pelo Fisco. E te garanto: haverá choro e ranger de dentes.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

CRIAR PROCESSOS EFICIENTES

Para concluir, é fundamental criar no seu dia a dia uma rotina de processos que permita aos gestores terem total controle sobre os tributos, obrigações fiscais e tributárias, além das questões trabalhistas. Não são somente as grandes empresas que podem usar essas ferramentas de gestão. Isso serve para micro e pequenos negócios. Quando você faz esse acompanhamento, fica bem mais fácil a gestão e a economia com pagamento de impostos.

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Finalizando, tudo isso só é possível se você contar com o apoio de quem realmente pode te ajudar. A contratação de uma boa contabilidade permitirá ao empresário ter mais eficiência na gestão da sua empresa. Com isso, aumenta a produtividade e a lucratividade do negócio. Como resultado, mais dinheiro no bolso.

LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL

 

 

 

 

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

como abrir cnpj para dentista

COMO ABRIR CNPJ PARA DENTISTA EM 2025?

Olá, pessoal! Quer saber como abrir CNPJ para dentista? Você está no lugar certo. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, somos especialistas em contabilidade

Recomendado só para você
Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre Simples Nacional para empresas…
Cresta Posts Box by CP
Logopng Contraste - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Médico! Pague menos impostos abrindo um CNPJ.

Quer saber mais?

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais