Olá pessoal! Você sabe como o empresário paga seu INSS? Hoje vamos falar sobre isso. Se inscreva no nosso canal do YouTube para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
Índice
COMO O EMPRESÁRIO PAGA SEU INSS?
Para o INSS, empresário se enquadra na condição de contribuinte individual, sendo assim, contribuinte obrigatório do INSS. Isso porque todos que exercem atividade remunerada tem que contribuir para o INSS sobre sua remuneração.
Sendo assim, ao empresário estão disponíveis as mesmas regras dos demais trabalhadores, devendo cumprir os mesmos requisitos para obter benefícios. Além disso, vale esclarecer que o empresário tem direito a todas as modalidades de aposentadorias previstas na legislação vigente.
Todavia, a única diferença entre o empresário e os demais trabalhadores é que ele próprio quem recolhe suas contribuições ao INSS. Portanto, esse fato merece atenção especial com vistas a obter os melhores resultados.
É importante deixar claro ainda que quando você exerce atividade remunerada e não recolhe para o INSS, sua empresa fica vulnerável a uma eventual fiscalização da Receita Federal. Como resultado, isso gera multas e obriga sua empresa a regularizar os períodos levantados.
COMO REGULARIZAR OS DÉBITOS?
Na falta de contribuição por algum período, existe a possibilidade de regularização por parte do empresário, valendo sempre o auxílio de profissionais especializados. O INSS cobra multa e juros considerados ilegais pela justiça, a depender do período no qual se pretende contribuir em atraso. Assim, deve-se questionar esta cobrança em processo judicial específico, o que reduz significativamente o valor desta contribuição atrasada. É importante o acompanhamento de um advogado ou contador para evitar prejuízos ou pagamentos indevidos.
CÁLCULO DA APOSENTADORIA DO EMPRESÁRIO
Com a nova regra, o cálculo do benefício é o mesmo previsto para outras aposentadorias: o segurado receberá 60% da média se tiver 20 anos de contribuição (homem) ou 15 de contribuição (mulher). Esse percentual aumenta 2% por ano de contribuição até atingir 100%. Sendo assim, isso significa que se aposentar muito cedo não é vantajoso para o empresário.
Em suma: O mais importante é você empresário manter sempre suas contribuições previdenciárias em dia, evitando assim futuras dores de cabeça na hora de pedir sua aposentadoria. Como resultado, poderá ter um processo de aposentadoria tranquilo. Mas, para que tudo seja feita de maneira correta, você precisa de uma boa empresa contábil. Se você quer nos contratar, basta clicar aqui. Será um prazer poder ajudá-lo
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Linimar Stoque
Profissional contábil