Olá, pessoal! Hoje traremos aqui um guia completo de como funciona o Simples Nacional para fisioterapeuta. Pelo fato de nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO sermos especialistas em contabilidade para fisioterrapeutas e terapeutas ocupacionais, atendendo profissionais de todo o Brasil, resolvemos trazer aqui este conteúdo com o intuito de orientar profissionais da fisioterapia a pagarem sempre menos impostos de forma totalmente legal.
Geralmente, profissionais da fisioterapia ao iniciar a sua jornada como empreendedor, têm divesas dúvidas sobre a forma certa de começar. Dentre estas dúvidas está a forma correta de tributar seus ganhos. É ai que surge uma dúvida sobre qual o melhor regime tributário para quem deseja abrir um CNPJ na área da fisioterapia Afinal, o regime do Simples Nacional é a melhor opção para profissionais da fisioterapia? Vamos trazer o esclarecimento sobre esta e outras dúvidas para que quer empreender no setor.
Fisioterapeuta pode ser MEI?
Antes de tudo, deixo claro que não. O fisioterapeuta não pode ser MEI pelo simples motivo de que a atividade de fisioterapia é regulamentada e não está dentre aquelas permitidas a se registrar como microempreendedor individual. Sendo assim, deverá escolher outras opções para abirr o seu CNPJ, como abrir uma microempresa no Simples Nacional, no Lucro Presumido e no Lucro Real.
Como funciona o regime do Simples Nacional para fisioterapeuta?
Inegavelmente, o Simples Nacional é o regime preferido pela maioria dos pequenos empresários. Por se tratar de um regime mais simplificado, tanto na apuração, como no recolhimento dos impostos, além de ter menor carga tributária, é o regime que mais agrada aos micro e pequenos empreendedores.
Em primeiro lugar, no regime do Simples Nacional as emrpesas são distribuídas em cinco anexos, conforme a sua atividade econômica. No caso dos fisioterapeutas, estes podem ter a sua tributação pelo anexo III ou pelo anexo V. Você verá que isos faz uma grande diferença na hora de calcular os impostos. Sendo assim, é muito importante contar com uma contabilidade especializada para a área da fisioterapia, já que uma escolha errada, pode, inclusive comprometer o futuro do negócio.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
Em segundo lugar, a alíquota de imposto das empresas no regime do Simples Nacional é progressiva, ou seja, à medida que o faturamento aumenta, aumentará também a alíquota do imposto. Por isso, é um regime mais indicado para clínicas de fisioterapia com faturaemtno que não ultrapasse os R$ 40 mil mensal.
Como funciona a tributação no Simples Nacional?
Como já falado, no Simples Nacional o fisioterapeuta pode pagar mais ou menos impostos, conforme seu faturamento e folha de pagamento. A tributação para fisioterapeuta no Simples Nacional inicialmente é de 15,5% pelo anexo V. Todavia, existe a possibilidade de migrar do anexo V para o anexo III, cuja alíquota inicial é de apenas 6%. Isso só é possível usando o benefício fiscal chamado Fator R. Como resultado, traz uma significativa redução de impostos de forma legal e segura. Mas o que é o fator R?
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Fator R, o que é, como funciona?
Com a finalidade de aumentar a arrecadação previdenciária das empresas do setor de saúde, o governo criou o fator R. Trata-se de um benefício fiscal que permite reduzir o imposto do fisioterapeuta de 15,5% para apenas 6%. Em contrapartida, a empresa precisa ter um custo de folha de pagamento que seja suierior a 28% em relação ao seu faturamento. Vale destacar que considera-se como folha de pagamento o valor do pró-labore dos sócios.
Menos imposto para Fisioterapeuta
Desta maneira, pequenas clínicas de fisioterapia têm a possibilidade de pagar imposto inicial de apenas 6% no Simples Nacional. Contudo, é importante contar com uma contabilidade especializada para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
É preciso ter funcionários para conseguir o Fator R?
Esta é uma dúvida de 9 entre 10 fisioterapeutas. Para chegar aos 28% do faturamento para alcançar o fator R é necessário ter funcionários contratados? A resposta é não. Não é necessário que a empresa de fisioterapia tenha funcionários registrados para alcançar o Fator R. Isso porque, como já foi dito, o pró-labore dos sócios é considerado como despesa com folha de pagamento. Assim, por meio de uma contabilidade especializada para fisioterapeutas, existe a possibilidade de ajuste mensal do pró-labore e assim ocnseguir a redução da carga tributária.
Fisioterapeuta autônomo, vale a pena?
Por fim, vem a questão de atuar como fisioterapeuta autônomo como pessoa física. Muitos fisioterapeutas querem saber se é interessante atuar como pessoa física para fugir de gastos com contador. A resposta é, depende.
O fisioterapeuta pessoa física precisa tributar seus ganhos segundo a legislação do imposto de renda. As alíquotas variam entre 7,5% e 27,5%, conforme o seu ganho. No entanto, o fisioterapeuta que já tem um ganho mensal acima de R$ 5 mil, alcança a alíquota máxima do imposto de renda. Como resultado, acaba pagando mais imposto do que deveria.
Além disso, o profissional autônomo precisa recolher o seu INSS sobre seus ganhos. Se o ganho for maior que o salário mínimo, a alíquota de INSS é de 20%. Ademais, também existe a obrigatoriedade de se registrar na sua prefeitura como profissional da fisioterapia autônomo, para assim, recolher o ISS – Imposto Sobre Serviços. A alíqouta do ISS vaia entre 2% e 5%, de acordo com a sua prefeitura.
Planejamento tributário para Fisioterapeuta
Com a finalidade de buscar sempre a menor carga tributária para fisioterapeutas, o planejamento tributário é fundamental. Para saber se é mais vantajoso abrir um CNPJ no regime do Simples Nacional para fisioterapeuta é importante falar com uma contabilidade especializada para fisioterapeutas. Somos especialistas em abertura de CNPJ para fisioterapeutas e clínicas de fisioterapia, atendnedo todo o Brasil.
Fale com um de nossos consultores para fazer as melhores escolhas e reduzir impostos de forma segura.
Linimar Stoque – Especialista em contabilidade para fisioterapeuta
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA




