Olá pessoal! Como abrir uma clínica de cardiologia? Se você ainda é estudante de medicina ou já é formado e tem o espírito empreendedor, este artigo é para você. Vamos responder a esta pergunta e ajudar você a realizar o seu sonho de empreender na área da saúde. Somos uma contabilidade especializada em médicos, clínicas e profissionais da saúde em geral. Temos experiência e know-how para ajudá-lo a pagar menos impostos de forma segura.
Índice
COMO ABRIR UMA CLÍNICA DE CARDIOLOGIA?
Em primeiro lugar, destaco que o segmento médico está em franco crescimento no Brasil. Segundo o Conselho Federal de Medicina – CFM – no Brasil havia em dezembro de 2022 546 mil médicos ativos. Portanto, ainda há bastante espaço para novos profissionais e isso faz com que o mercado esteja aquecido. Todavia, não basta apenas vontade de empreender. Será necessário desenvolver outras habilidades como gestão financeira, de pessoal, conhecimento de marketing, comercial e finanças.
COMO COMEÇAR?
Para que você tenha sucesso na sua clínica de cardiologia é importante seguir alguns passos. Vamos a eles.
Primeiramente você precisa escolher qual tipo de clínica irá montar. Existem alguns tipos:
- Consultório médico (com até duas especialidades médicas);
- Consultório geral (acima de duas especialidades médicas);
- Clínica médica geral que efetua pequenos procedimentos.
Em seguida, a escolha da localização da sua clínica cardiológica. É preciso fazer uma pesquisa de mercado para mensurar alguns aspectos como renda per capita, tipos de doenças que atingem a região, hábitos da população. Após isso, o planejamento estratégico que é um importante recurso mercadológico e de gestão. De uma forma geral, os consultórios médicos devem considerar em sua estratégia fatores como:
- Analise do ponto forte e oportunidades, além das ameaças e fraquezas;
- Valor necessário para o investimento inicial;
- Estudo de viabilidade e ponto de equilíbrio (em quanto tempo o empreendimento conseguirá se manter?)
- Mapeamento de todos os custos (fixos, impostos)
CNPJ PARA CLÍNICA DE CARDIOLOGIA
Após a fase de planejamento, chegou a hora de iniciar o processo de abertura do CNPJ para sua clínica médica. Assim, é necessário buscar uma contabilidade especializada para clínicas médicas. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO podemos ajudar nesse processo. Vamos orientá-lo nos seguintes aspectos:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- Definição da natureza Jurídica, Sociedade pura ou limitada, SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Elaboração do contrato social ou requerimento de empresário;
- Registro na Junta Comercial do seu Estado;
- Registro do CNPJ na Receita Federal;
- Registro da empresa no órgão de classe (CRM)
- Registro do responsável técnico (você ou sócio com certificação ativa), no órgão de classe;
- Requerer o Alvará de funcionamento, na prefeitura.
Assim, todo esse processo deverá ser conduzido por seu contador que deve estar ao seu lado orientando as melhores escolhas. Isso te dará segurança além de uma economia significativa com o pagamento de impostos.
MÃOS À OBRA!
Depois do processo de abertura e legalização, é hora de estruturar a parte operacional da sua clínica de cardiologia. Desde o seu atendimento para que ele seja ágil, eficiente e humanizado, propiciando ao paciente uma experiência agradável e diferenciada, afinal temos concorrentes competentes no mercado, até a parte de faturamento, cobrança, compras e reposição de suprimentos, limpeza, enfim todos as áreas, sem exceção.
GESTÃO DE CUSTOS
Agora é hora de focar na gestão de custos. Para que sua clínica funcione bem são inevitáveis os gastos Eis alguns deles:
- Transporte
- Alimentação
- Limpeza
- Folha de Pagamento
- Reposição de estoque
- Conta de água, luz, internet
Estes são apenas alguns gastos na gestão da sua clínica, mas é evidente que eles podem variar de negócio para negócio. Neste sentido, aprenda a diferenciar o que é custo fixo do que é custo variável. Por exemplo, a folha de pagamento, é a mesma todo mês, enquanto que despesas com água e luz podem variar a cada mês. Ademais, há despesas que não aparecem sempre no orçamento, como, por exemplo, a compra de algum equipamento.
Para concluir, é importante também um rígido controle financeiro, registrando todas as entradas e saídas de recursos. Além disso, pague todas as contas na data do vencimento, evitando gastos com juros e multas.
QUERO UM CONTADOR ESPECIALISTA EM MÉDICO
Todavia, tudo isso deve ser feito sempre com a assessoria de uma boa contabilidade, especializada no segmento médico. Nós estamos aqui para ajudá-lo. Basta você clicar aqui agora e fale com nossa equipe. Teremos o maior prazer em participar da realização dos seus sonhos. Para o alto, sempre!
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL