Olá, pessoal! Se você pretende abrir um CNPJ para serviços de psiquiatria, saiba que este artigo é para você. Hoje vamos falar sobre a abertura de CNPJ para prestação de serviços da área da psiquiatria. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos uma contabilidade especializada para psiquiatras, e podemos ajudar você a reduzir sua carga tributária de forma segura. Portanto, se inscreva no nosso canal do YouTube, onde tem temos um vasto conteúdo direcionado à área da saúde. E caso queira abrir seu CNPJ médico, fala agora conosco CLICANDO AQUI.
O QUE FAZ UM PSIQUIATRA?
Aqui, não queremos apenas trazer um conceito raso, mas sim, uma orientação mais profunda. Segundo o site Cuida da Carreira, um psiquiatra é um profissional da área da saúde mental que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos psiquiátricos, através de um conhecimento aprofundado da mente humana e suas complexidades.
PSIQUIATRAS ESTÃO PERDENDO DINHEIRO
Primeiramente, ressalto que a alta carga tributária do Brasil e a complexidade do sistema tributário faz com que muitos psiquiatras estejam pagando muito mais impostos do que deveriam. Mensalmente recebemos diversos contatos de prestadores de serviços médicos, mais especificamente, profissionais da área da psiquiatria, se queixando de que recebem pelo seu trabalho na conta de pessoa física, via PIX, na maioria dos casos. No entanto, não estão fazendo carnê-leão, nem tampouco pagando seus impostos corretamente. Isso acontece, na maioria dos casos, por total desconhecimento e orientação.
PSIQUIATRA PESSOA FÍSICA
Em segundo lugar, saiba que no Brasil, qualquer prestador de serviços pode atuar como pessoa física, sem necessidade de abrir um CNPJ e isto também serve para o médico psiquiatra. Sendo assim, deverá se cadastrar no seu município como autônomo, fazer o recolhimento do INSS mensal, pagamento do alvará de autônomo e fazer o recolhimento do imposto de renda da pessoa física. É um caso em que exige disciplina e organização. Neste caso, você precisa preencher o carnê-leão e pagar o imposto mensalmente. Além disso, a tributação do IR pode alcançar facilmente a surreal alíquota de 27,5%. Isso mesmo! Mas existe luz ao final do túnel. Você pode pagar muito menos impostos.
CNPJ PARA SERVIÇOS DE PSIQUIATRIA
Ademais entenda que você médico psiquiatra não terá qualquer problema ou dor de cabeça na hora da abertura do seu CNPJ. Isso porque nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO é que conduziremos todo esse processo de forma ágil e segura. Por termos experiência e conhecimento, isso ajuda bastante na hora de fazer a legalização da sua clínica de psiquiatria. Neste sentido, saiba que elaboramos seu contrato social, fazemos o registro na Junta comercial do seu estado, CNPJ e os alvarás de funcionamento e sanitário, caso seja necessário. Você vai precisar providenciar um certificado digital da pessoa física para fazer a abertura e o certificado digital da empresa, para a emissão das suas notas fiscais.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
TIPO JURÍDICO: QUAL O MELHOR PARA CLÍNICA DE PSIQUIATRIA?
Se você optar por abrir um CNPJ sem sócio, a melhor forma é a abertura de uma sociedade Limitada Unipessoal, onde você terá seu patrimônio pessoal protegido, caso haja algum problema na sua empresa. Porém, se você quiser ter sócios, a melhor opção é uma sociedade empresária limitada, também com a proteção do patrimônio pessoal.
REGIME TRIBUTÁRIO
Em boa parte dos casos a abertura da sua clínica de psiquiatria no Simples Nacional é a melhor escolha, no caso de faturamento de até R$ 40 mil ao mês. Acima disso, a opção é o Lucro presumido com alíquotas fixas entre 13,33% e 16,33%. Todavia, se você tem um alto custo de folha de pagamento, há que se avaliar com cuidado, visto que neste regime existe a contribuição previdenciária patronal de 20%.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
BENEFÍCIO DO FATOR R
O fator R leva em consideração a relação folha de pagamento x faturamento da empresa. Se seu custo de folha de pagamento for maior que 28%, a tributação acontece pelo anexo III do Simples. Caso contrário, a tributação será pelo anexo V, com imposto bem mais alto, 15,5%. O fator R para a sua clínica de psiquiatria lhe permitirá pagar menos impostos. Isso porque as atividades médicas em geral são tributadas pelo Simples Nacional pelo anexo V, com alíquota inicial de 15,5%. Todavia, ao contratar uma contabilidade especializada para a área da saúde, este profissional saberá aproveitar os benefícios tributários do fator R. Em outras palavras, você psiquiatra pagará imposto inicialmente com a alíquota de apenas 6% ao invés dos 15,5%. Isso significa aumento do seu lucro.
IMPORTÂNCIA DE UMA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA
Para concluir, você percebeu que poderá e precisará fazer escolhas. Fazer tudo sozinho, porém pagando uma alta carga tributária, além de ter muita mão de obra na execução já que terá que preencher carnê-leão, recolher o imposto, escriturar livro-caixa… Ou então, fazer a opção de pagar muito menos impostos, eliminando seu trabalho, para que você possa produzir mais e, consequentemente, ganhar mais dinheiro. Isso só será possível contratando uma contabilidade especializada para médicos psiquiatras que cuidará do seu negócio de forma segura. Se você precisa de uma contabilidade para abrir sua empresa de psiquiatria, fale com nossa equipe. Nós queremos e podemos te ajudar.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL