Olá pessoal! Muitos profissionais da engenharia têm dúvidas se é vantagem abrir um CNPJ para engenheiro. Nesse artigo vamos esclarecer se é ou não vantajoso trabalhar nesse modelo de negócio tendo um CNPJ. Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui.
ENGENHEIRO PODE SER MEI?
Primeiramente, esclareço que o engenheiro não pode ser microempreendedor individual (MEI). Atualmente (2022) não é possível que quem trabalha em profissões regulamentadas, ou seja, aquelas que têm um conselho de classe, se registrem nesse modelo de empresa. Mas, ainda há formas de pagar menos impostos, através do Regime do Simples Nacional. Vamos a mais detalhes ao longo desse artigo.
COMO ABRIR UM CNPJ PARA ENGENHEIRO?
Ao se decidir por abrir um CNPJ para a área de engenharia, antes de mais nada, é importante contratar uma contabilidade especializada que irá cuidar de toda a questão burocrática, evitando desperdício de tempo e de dinheiro. Por isso, a escolha do CNAE, regime tributário, natureza jurídica é de suma importância e o contador é peça importante nesse processo.
SIMPLES NACIONAL PARA ENGENHEIROS
Como já foi dito, o profissional da engenharia pode abrir um CNPJ no regime do Simples Nacional, podendo ser tributado pelo anexo III ou anexo V. Isso dependerá do custo de folha de pagamento. Assim, se o custo de folha (incluindo também o pró-labore) for superior a 28% pagará menos impostos. Com base no faturamento bruto é que se aplicam as alíquotas dos anexos e, com isso, sabe-se quanto de imposto precisa ser pago naquele mês.
QUAIS SÃO OS CNAE’S PARA ENGENHEIROS?
Existem alguns CNAE’S específicos para os profissionais da engenharia Alguns exemplos são:
- 7112-0/00: serviços de engenharia;
- 7119-7/03: serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia;
- 7119-7/99: atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente.
QUANTO DE IMPOSTOS PAGA UMA EMPRESA DE ENGENHARIA?
Para saber o valor do imposto a ser pago, é preciso antes saber o faturamento e o custo de folha de pagamento. Portanto, tendo esses números a empresa de engenharia pode pagar mais ou menos impostos. Com base no valor bruto do faturamento é que se aplicam as alíquotas dos anexos e, com isso, definido quanto de imposto precisa ser pago naquele mês. Neste sentido é importante iniciar seu negócio contando com o apoio de uma contabilidade especializada que poderá lhe proporcionar uma grande economia em impostos.
Resumindo, é vantajoso para engenheiros atuarem tendo um CNPJ. Mas para isso, é importante contar com um profissional contábil capacitado. Ademais, esse profissional, poderá reduzir drasticamente a sua carga de impostos, consequentemente, permitindo aumento no seu lucro e na qualidade de vida.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.