Olá pessoal! Hoje vamos mostrar neste artigo como abrir empresa de representação comercial de forma segura. Se você chegou até aqui é porque certamente já é um representante comercial e atua como pessoa física. Dentre outras informações, vamos falar sobre a possibilidade ou não do representante comercial abrir um CNPJ como MEI. Neste sentido, por sermos uma contabilidade especializada para representante comercial temos todas as condições para ajudá-lo não só com informações, mas também podemos conduzir o processo de abertura do seu CNPJ de forma segura. Basta clicar aqui para falar com nossa equipe.
Índice
O QUE FAZ UM REPRESENTANTE COMERCIAL?
Em primeiro lugar precisamos entender o que faz um representante comercial. Este profissional é aquele que promove e vende produtos ou serviços em nome de outras empresas. Em outras palavras, ele é o elo que liga a empresa ao potencial cliente. Assim sendo, eles buscam oportunidades de negócios, oferecendo os produtos ou serviços e fechando novos contratos. Portanto, ele é o responsável direto pelas vendas externas da empresa representada. Sua forma de atuação pode ser como funcionário celetista (carteira assinada), como autônomo ou ainda, como um prestador de serviços pessoa jurídica.
FORMAS DE ATUAÇÃO DO REPRESENTANTE COMERCIAL
AUTÔNOMO OU INDEPENDENTE
Uma das formas ainda muito usadas para a atuação como representante comercial é como profissional autônomo. Todavia, na maioria das vezes o profissional que atua desta forma acaba sonegando impostos, muitas vezes sem ter consciência da gravidade da situação. Isso porque todo prestador de serviços que trabalha como autônomo precisa declarar seus ganhos e recolher o imposto de renda. E poucos fazem isso. Além disso, há a obrigatoriedade do recolhimento do INSS sobre seus ganhos com alíquota de 20%. Sendo assim, estes profissionais ficam vulneráveis à fiscalização da Receita Federal.
REGISTRO EM CARTEIRA – CELETISTA
Esta forma de atuação, que está em desuso, é quando o representante comercial atua como funcionário da empresa à qual representa. Neste modelo ele está subordinado à empresa, e tem que cumprir horários, ordens, etc. Todavia, como já dito, as representadas hoje em dia evitam esse modelo de contratação para fugir dos encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, férias, décimo terceiro, entre outros direitos.
REPRESENTANTE COMERCIAL EMPRESÁRIO
Por fim, o modelo mais usado e mais recomendado para quem deseja atuar na área da representação comercial. Neste modelo de negócio o representante comercial passa a ter total liberdade de atuação, mais flexibilidade de horários, além de poder atender a várias empresas. Além disso, hoje em dia as empresas dão preferência por contratar profissionais que tenham um CNPJ, assim, se livram de encargos trabalhistas. Em outras palavras, abrir um CNPJ para empresa de representação comercial além de permitir maiores ganhos e mais oportunidades de trabalho, traz em si mais qualidade de vida para estes profissionais, já que eles não terão nenhum tipo de vínculo empregatício com as representadas.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
COMO ABRIR EMPRESA DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Como você viu, abrir empresa de representação comercial é a melhor opção para quem quer atuar no setor. Sendo assim, ao tomar esta importante decisão, a primeira coisa a fazer é contratar uma contabilidade especializada para representante comercial. Este profissional terá toda a capacidade para orientá-lo no melhor modelo de negócio a ser constituído.
No Brasil, as empresas são divididas quanto ao Regime Tributário em Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. No Simples Nacional, modelo mais usado por pequenos negócios, são divididas quanto ao porte (tamanho) em MEI (Microempreendedor Individual, ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte), com faturamento máximo de R$ 4,8 milhões (ano de 2024). Acima deste valor, obrigatoriamente deixam de ser do Simples Nacional, passando para o Lucro Presumido ou Lucro Real.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Sendo assim, ao abrir um CNPJ para a atividade de representação comercial o profissional deve fazer uma das escolhas acima. Na maioria dos casos, abrir um CNPJ para representação comercial no Simples Nacional é a melhor escolha. Mas somente um profissional contábil poderá fazer este diagnóstico. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO por sermos especialistas em contabilidade para representantes comerciais podemos conduzir todo esse processo de forma segura.
COMO PAGAR MENOS IMPOSTOS?
A atividade de representação comercial no Lucro Presumido tem uma carga tributária entre 13,33% e 16,33%. A variação ocorre por causa do ISS – Imposto Sobre Serviços, que varia entre 2% e 5%, dependendo de cada município. Estas alíquotas são fixas independentemente do valor do faturamento da empresa. Já no Simples Nacional, a tributação ocorre originalmente pelo anexo V do Simples Nacional, com alíquota inicial de 15,5%. Esta alíquota vai aumentando à medica que também cresce o faturamento do negócio.
Contudo, existe uma maneira legal e segura de reduzir o imposto do representante comercial. É a utilização do chamado Fator R, que nada mais é a razão entre a folha de pagamento dos últimos 12 meses com o faturamento da empresa dos últimos 12 meses. Neste caso, caso o custo de folha de salários e encargos seja inferior a 28%, a tributação ocorrerá pelo anexo V. Mas se ficar acima de 28% a tributação acontece pelo anexo III com alíquota inicial de apenas 6%. Portanto, contratar uma contabilidade que entenda do assunto é fundamental, pois gerará uma significativa economia no pagamento de impostos.
REPRESENTANTE COMERCIAL NÃO PODE SER MEI
Por fim, um grave erro cometido por representantes comerciais de todo o Brasil. Querendo fugir dos impostos, parte dos profissionais da área abrem um MEI, com atividade de promotor de vendas para atuarem como representantes comerciais. Só que isso é ilegal. A atividade de promotor de vendas é totalmente diferente da atividade de representação comercial. Além disso, em algum momento a Receita Federal irá fiscalizar a sua empresa. E nesta hora, haverá choro e ranger de dentes. Mais uma vez digo a você: representante comercial não pode ser MEI. Definitivamente, não cometa esse grave erro.
IMPORTÂNCIA DE UMA ASSESSORIA CONTÁBIL
Para concluir, saiba que a atividade de representação comercial está em franco crescimento e, portanto, há uma imensidão de oportunidades de trabalho e bons ganhos. Porém, é preciso começar de forma correta. Primeiramente, você precisa de uma contabilidade especializada. Assim, você já começa de forma segura, economizando tempo e dinheiro. Como você pode ver, você pode economizar bastante com impostos, aumentando assim sua lucratividade. Somos especialistas em contabilidade para representantes comerciais e podemos ajudá-lo. Nós queremos fazer parte da sua história de sucesso. Fale com a nossa equipe.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL