Olá pessoal! Hoje quero mostrar como abrir CNPJ para representante comercial em 2025. Se você chegou até aqui é porque quer resposta para esta pergunta. Ou ainda, está em dúvida se continua trabalhando como pessoa física ou então opta por abrir um CNPJ. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos uma contabilidade especializada para representantes comerciais, onde já atendemos dezenas destes profissionais de todo o Brasil. Portanto, caso você precise abrir seu CNPJ basta clicar aqui agora para falar com a nossa equipe.
Representante Comercial pode se MEI?
Em primeiro lugar, precisamos destacar que o representante comercial não pode ser MEI. Não existe esta possibilidade. Isso porque se trata de uma profissão regulamentada e que não consta na lista das atividades previstas no MEI. Contudo, estes profissionais têm outas alternativas para pagar os seus impostos corretamente. Vamos trazer as possibilidades para que o representante comercial pague menos impostos de forma segura.
Representante Comercial pessoa física, vale a pena?
Antes de mais nada, saiba que a atuação como pessoa física na representação comercial e possível, mas nem sempre viável. Isto porque o representante comercial autônomo que aufere ganhos acima de R$ 7 mil, tem tributação de 27,5% pelo Imposto de Renda. Além disso, deve recolher seu INSS com a alíquota de 20% sobre seus ganhos. Da mesma forma, precisa se cadastrar no seu município como autônomo. Ou seja, dependendo do ganho, perderá parte do seu lucro com pagamento de impostos. Todavia, é possível reduzir os impostos do representante comercial de forma legal, sem nenhum risco. Vamos falar mais sobre isso.
Representante Comercial, abrir empresa é a saída?
A princípio, como já dissemos, representante comercial que fatura acima de R$ 7 mil mensalmente, precisa abrir o seu CNPJ. Neste sentido, abrir sua empresa de representação comercial pode representar uma economia significativa de impostos. Contudo, esta tomada de decisão deverá ocorrer em sintonia com uma contabilidade especializada para representantes comerciais que fará todas as análises, para escolher o melhor cenário que permita pagar o menor imposto dentro da lei. Neste sentido, a depender do faturamento mensal do representante comercial será possível pagar imposto inicial no Simples Nacional à partir de 15,5%. Bem menos do que pagaria como pessoa física. Por outro lado, ainda é possível diminuir ainda mais o imposto de 15,5% para apenas 6%. Isso mesmo! Apenas 6% de imposto para representante comercial.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA AGORA!
Porém isto acontece com um estudo detalhado e a aplicação do benefício tributário chamado FATOR R que permite migrar do anexo V do Simples Nacional, com alíquota inicial de 15,5% para o anexo III com alíquota inicial de 6%. Em outras palavras, contratando uma contabilidade especializada, você terá mais dinheiro no bolso, pagando menos impostos.
Como abrir CNPJ para Representante Comercial?
Abrir CNPJ para representante comercial é um trabalho que precisa ser desenvolvido por um contador. Neste sentido, este profissional saberá como conduzir todo o processo, desde a preparação do contrato social até a expedição do do alvará de funcionamento, mesmo que este profissional seja apenas um prestador de serviços, sem estabelecimento fixo. Neste sentido, este profissional cuidará para que todo o processo ocorra de forma célere e segura. Desde o registro na Junta Comercial, passando pela abertura do CNPJ até a licença municipal, tudo precisa ser feito de forma segura.
Evite problemas com a Receita Federal
Do mesmo modo, outro cuidado importante, como já dissemos, é não abrir um CNPJ com a atividade diferente da de representação comercial. Do mesmo modo, a abertura de CNPJ como MEI para exercer a atividade vai totalmente de encontro com a legislação brasileira que veda esta possibilidade. Por exemplo, abrir um CNPJ como MEI usando a atividade de promotor de vendas, trará consequências duras para o representante comercial que será desenquadrado do regime de forma retroativa, exigindo o pagamento de todos os impostos com juros e multas.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Importância de uma boa contabilidade
Por último, toda esta explanação sobre a abertura de CNPJ para representante comercial, onde existe a possibilidade de redução de impostos dentro da lei, só fará sentido se você representante comercial, contratar uma contabilidade especializada no seu segmento. Definitivamente, a fruição do benefício tributário do Fator R dependerá de conhecimento específico do tema. Como resultado, você poderá pagar impostos à partir de 6% no Simples Nacional, de forma legal e segura. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos especialistas em atender representantes comerciais com foco na redução de impostos. Fale com a nossa equipe, queremos participar da sua história de sucesso.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL