Olá pessoal! Você quer saber como abrir CNPJ para corretor de imóveis? Imagino que sim. Se você chegou até aqui é porque estava pesquisando sobre o tema. Portanto, está no lugar certo. Vamos tirar todas as suas dúvidas. Já convido você a se inscrever no nosso canal do YouTube clicando aqui. Temos um vasto conteúdo com foco no mundo do empreendedorismo. Queremos ver você lá! Ademais, nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO temos o foco em empresas do Simples Nacional e MEI, sendo assim temos condições de ajudá-lo na abertura da sua empresa. Fale com a gente. Nós queremos ajudar você a ter sucesso no seu negócio.
Primeiramente, entenda que a abertura de um CNPJ para corretor de imóveis traz muitas vantagens para estes profissionais. Você, já deve ter se perguntado como a formalização da sua profissão pode influenciar na sua carreira no mercado imobiliário. Saiba ainda que abrir o CNPJ para corretor de imóveis permite expandir para outras faixas do mercado exclusivas para pessoas jurídicas, seja em alguma imobiliária, construtora ou então, abrindo o seu próprio negócio.
Índice
COMO ABRIR CNPJ PARA CORRETOR DE IMÓVEIS
Em segundo lugar, ao iniciar a abertura de um CNPJ para corretor de imóveis, vários aspectos, como, por exemplo, o regime tributário, são importantes. Uma das principais perguntas é se o corretor de imóveis pode ser MEI: a resposta é não. Corretor de imóveis não pode ser MEI. Isso porque se trata de uma profissão regulamentada, e consequentemente impeditiva de se enquadrar no MEI. Dessa forma, mesmo que não tenha um CNPJ para corretor de imóveis, ainda é preciso ter o CRECI de pessoa física para regulamentar a sua profissão. Ademais, caso abra o seu CNPJ, também será necessário possuir o CRECI específico para pessoa jurídica.
Como visto, o corretor de imóveis não pode ser MEI. Todavia, existem outras formas de fazer a formalização do seu negócio pagando menos impostos. Para isso, você precisa contar com o auxílio de uma boa contabilidade para avaliar cada caso individualmente para tomar as melhores decisões.
NATUREZA JURÍDICA E REGIME DE TRIBUTAÇÃO
As melhores opções de natureza jurídica para corretor de imóveis é a Sociedade Limitada Unipessoal ou então a EI – Empresa Individual. Neste caso, sempre orientamos a SLU, pois esta natureza jurídica protege o patrimônio pessoal do empresário. Já o regime de tributação mais indicado para pequenos corretores de imóveis é o Simples Nacional. Neste modelo, o corretor pagará seus impostos pelo anexo V do Simples, com alíquota inicial de 15,5%. Porém, se o seu custo de folha de pagamento (incluindo o pró-labore do dono do negócio), for superior a 28%, sua tributação se dará pelo anexo III, com alíquota inicial de 6%.
ABERTURA DO CNPJ
O processo de abertura do CNPJ segue basicamente o mesmo trâmite do que é para as demais empresas. Porém, é fundamental a contratação de uma contabilidade especializada para corretores de imóveis. Isso trará mais segurança e agilidade no processo de legalização.
A preparação do contrato social é crucial para que sua empresa tenha sucesso e pague o menor imposto dentro da lei. A escolha correta dos CNAEs – Código Nacional de Atividade Econômica, é fundamental. O CNAE correto para o corretor de imóveis é 6821-8/01 – Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis. Com o contrato social pronto, o contador dará entrada na Junta Comercial e em seguida já será liberado o CNPJ da empresa. Em seguida, o registro na prefeitura da sua cidade que lhe conferirá o alvará de funcionamento. Vale destacar que para a realização deste processo o empresário precisará adquirir um certificado digital da pessoa física, com o qual irá assinar digitalmente os documentos de constituição.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
EMISSÃO DE NOTA FISCAL
Após concluir a abertura da empresa de corretagem de imóveis você está apto a fazer a emissão das suas notas fiscais de serviços. Todavia, antes precisará de um certificado digital e-CNPJ. Para isso deverá procurar uma certificadora da sua confiança para tal. Mediante do uso de senha específica você acessa o portal do seu município para emitir as notas fiscais da prestação de serviços. O imposto será pago sempre no dia 20 do mês seguinte ao da apuração do imposto mediante guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
IMPOSTOS PARA CORRETOR DE IMÓVEIS
Agora que você já tem o seu CNPJ, já pode emitir suas notas fiscais, precisa entender como será a sua tributação. Sendo assim, a contribuição do corretor de imóveis PJ no regime tributário do Simples Nacional é bem mais simplificada. Veja:
- A partir de 6% no Simples Nacional (já incluso ISS e demais impostos da empresa) sobre a comissão;
- INSS: 11% sobre o Pró-labore.
Com isso, a empresa do corretor de imóveis precisará pagar a ele mesmo (pessoa física) um “salário” pelo trabalho em sua própria empresa. E então, para esse “salário” é dado o nome de pró-labore, que deve ser de, no mínimo, um salário mínimo vigente. Como o pró-labore é um ganho da pessoa física, ele precisa pagar INSS sobre esse valor. No entanto, a grande vantagem é que a contribuição é de apenas 11% sobre este valor.
IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE
Agora que você já entendeu os principais pontos sobre como o CNPJ para corretor de imóveis funciona e a sua importância para o profissional, está na hora de saber onde você pode realizar a abertura do seu CNPJ com facilidade e segurança. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO oferecemos a você a possibilidade de abrir o seu CNPJ com o menor custo, além de total segurança. Quer saber mais sobre a abertura de CNPJ para corretores de imóveis? Fale com nossa equipe! Queremos participar da sua história de sucesso.
QUERO CONTRATAR UM CONTADOR AGORA!
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL