O Carnê-Leão para médicos é o tema do artigo de hoje. Vamos trazer detalhes sobre esse tema. Já convido você a se inscrever no nosso canal do YouTube, clicando aqui.
O QUE É O CARNÊ-LEÃO?
O Carnê-Leão é um recolhimento mensal do IR que é obrigatório para pessoas que recebem algum tipo de rendimento proveniente de pessoas físicas ou de valores recebidos do exterior. Em geral, esses pagamentos são:
- Pensões;
- Pagamentos para trabalhadores sem carteira assinada.
- Rendimentos de imóveis.
Portanto, esse modelo de recolhimento, permite à Receita Federal ter um controle maior sobre os recebimentos e pagamentos.
Enquanto isso, salientamos que pessoas jurídicas têm a obrigação de reter os impostos direto na fonte, possibilitando assim que seus funcionários não precisem utilizar esse carnê.
Por outro lado, a pessoa física não possui essa imposição, até porque o governo não é capaz de monitorar as relações informais de trabalho. Em outras palavras, ao invés do imposto ser retido diretamente na fonte, ele será pago posteriormente.
Acima de tudo, vale lembrar que é necessário declarar no Carnê-Leão rendimentos provenientes de qualquer outra fonte que venha diretamente de pessoas físicas .
Assim, para garantir que você está fazendo o que é correto, basta apenas verificar quem está lhe pagando e se existe alguma relação empresarial a respeito disso ou não. A partir daí você só deve seguir as orientações abaixo.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
COMO FUNCIONA O CÁLCULO DO CARNÊ-LEÃO PARA MÉDICOS?
O cálculo do Carnê-Leão para o médico se baseia totalmente nos seus rendimentos mensais. Por conta disso, é muito importante manter-se atento a quanto entra na sua conta mensalmente a partir do recebimento das consultas.
Para conseguir acessar o programa, basta apenas acessar o site da Receita Federal . Lá você poderá calcular o seu imposto, contabilizando também às alíquotas do IRPF. Tudo é muito simples e prático de se fazer. Mas se você prefere contar com a ajuda de um especialista fale com nossa equipe clicando aqui . Estamos prontos para ajudá-lo.
COMO PREENCHER O CARNÊ-LEÃO?
Fazer o preenchimento do Carnê-Leão é algo muito simples e que exige pouco trabalho. Mas é fundamental que haja atenção em relação a isso, pois os pagamentos dos impostos de forma errada pode trazer transtornos.
O Carnê-Leão é de preenchimento mensal. Nele declara-se os rendimentos que você obteve até o último do mês.
Sendo assim, caso haja tributos sobre os rendimentos, você pagará o valor até o vencimento do documento através do DARF.
Os valores informados mensalmente devem ser exportados para o programa da declaração de imposto de renda no período da declaração anual.
Caso tenha dificuldades para lidar com esse modelo de pagamento, você pode deixá-lo ao encargo de um contador ou então usar uma planilha no seu próprio computador para se organizar melhor.
COMO DEDUZIR IMPOSTOS NO CARNÊ-LEÃO?
É possível deduzir impostos do seu Carnê Leão, deixando assim de pagar impostos ao governo sobre os seus rendimentos. Neste sentido, os impostos de pensão alimentícia, dependentes, contribuição ao INSS e livro caixa são dedutíveis, então se você possui algum desses gastos já é possível economizar uma boa grana.
Também são dedutíveis os valores de IPTU e condomínio, caso você tenha rendimentos com aluguel. Nesse mesmo caso, os gastos com imobiliária também são abatidos.
CONSEQUÊNCIAS DA SONEGAÇÃO
A sonegação costuma trazer consequências severas para aqueles que sonegam impostos, como por exemplo:
- Multas de 20% sobre o imposto devido;
- Adição de juros;
- Multas de até 50% sobre o imposto que é devido.
Neste sentido, existem alguns casos específicos sobre o carnê-leão, onde as multas podem chegar até mesmo a 150% do valor a ser pago na hora do imposto. Ou seja, ao não pegar corretamente os seus impostos existem muitas chances de que você acabe perdendo muito dinheiro.
RISCOS DE SONEGAR IMPOSTOS
A Sonegação de impostos pode gerar a prisão de 2 a 5 anos, em casos onde é notável a falha intencional ou fraude.
Em suma, deixar de pagar seus tributos pode ter um peso muito grande em sua vida, inclusive lhe levando para a prisão.
LINIMAR STOQUE
PROFISSIONAL CONTÁBIL