Olá pessoal, tudo bem? Ser autônomo ou MEI? O que é melhor? Vou trazer esse tema para você. Já te peço para se inscrever no nosso canal do YouTube e ficar por dentro desse e outros assuntos.
No Brasil, milhões de pessoas ainda têm dúvidas sobre qual escolha fazer na hora de começar um negócio próprio: ser autônomo ou MEI? Existem diferenças entre as duas modalidades, que trazem impacto no bolso.
Grande parte dos profissionais utilizam a modalidade autônomo para empreender. Porém, na maioria dos casos, se trata de pessoas que não consultam um profissional contábil, e acabam tendo problemas com um custo alto no seu negócio. Além disso, muitos trabalhadores estão sendo autuados pela Receita Federal, por não ter declarado toda a receita dos anos anteriores, ocasionando pesadas multas.
Tanto o MEI quanto o trabalhador autônomo trabalham por conta própria, podem trabalhar onde quiser e teoricamente podem dispor de tempo livre para tratar das suas questões pessoais. Todavia, as semelhanças param por aí.
AUTÔNOMO OU MEI? QUAIS AS DIFERENÇAS?
Enquanto o autônomo pode faturar quanto quiser e puder, o MEI tem a limitação de R$ 81 mil por ano (2022). Além disso, o autônomo também pode exercer a atividade que quiser, enquanto que o MEI precisa seguir a relação de atividades permitidas pelo governo. Outra grande diferença é na hora de contratar funcionário: o MEI tem custo reduzido com folha, já o autônomo sofre uma tributação violenta, comparada às grandes empresas.
Por outro lado, quando a questão é previdenciária, o MEI leva vantagem pois o valor da sua contribuição é bem menor do que a do autônomo. O autônomo pode contribuir sobre as alíquotas de 11 e 20%. Porém, o MEI paga cerca de 5% já incluindo todos os impostos. A única vantagem do autônomo é que caso não fature nada, não terá que contribuir.
Neste sentido, ao falarmos de faturamento, o autônomo leva outra desvantagem, pois perde vendas por não ter condições de emitir nota fiscal regularmente. Sabemos que muitas empresas só compram mediante a emissão da nota fiscal. Já o MEI tem condições de fornecer nota fiscal, mesmo tendo o limite citado acima.
Em suma: em linhas gerais é muito mais vantagem para você que exerce atividade remunerada se registrar como MEI, pois já de início, a contribuição previdenciária é bem mais barata do que a dos autônomos. Caso vá ter funcionários, a discrepância se torna absurdamente grande.
Caso você precise de uma assessoria contábil para sua empresa, propriedade rural ou pessoa física ou ainda, quer se registrar como MEI, fale conosco. Será um prazer poder ajudar você.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Linimar Stoque
Profissional Contábil