Olá pessoal! Você sabe como é a aposentadoria para médicos? Pois é! Este é um tema que é de interesse de boa parte da classe médica no Brasil. Por isso, nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO que somos especialistas em contabilidade para médicos, clínicas médicas, consultórios e médicos plantonistas resolvermos preparar este artigo para lhe orientar quanto a este importante assunto. Aproveito para convidá-lo a se inscrever no nosso canal do YouTube onde temos um vasto conteúdo direcionado à área da saúde.
SER MÉDICO AUTÔNOMO OU ABRIR UM CNPJ MÉDICO?
Em primeiro lugar, vamos orientá-lo sobre a melhor forma de você doutor exercer suas atividades de forma a pagar menos impostos, aumentando assim, seus ganhos.
No Brasil, prestadores de serviços têm a opção de trabalhar como pessoa física, sem a necessidade de abrir uma empresa. Assim. os médicos podem receber por suas consultas pelo seu CPF. No entanto, para isso, precisam tomar algumas providências, como preenchimento do carnê-leão e pagamento mensal do imposto de renda. Neste modelo, o imposto pode chegar a 27,5% do seus ganhos. Por outro lado, tendo um CNPJ o médico pagará imposto inicial de 6% no Simples Nacional. Também terá uma redução significativa no recolhimento do INSS, como veremos mais adiante. Neste sentido, é melhor ao médico abrir um CNPJ à partir do momento em que já estiver com ganhos acima de R$ 5 mil. Para fazer a melhor escolha, é fundamental você contar com a assessoria de uma contabilidade especializada na área da saúde. Caso precise desta orientação, fale conosco!
COMO O MÉDICO PAGA SEU INSS?
Na questão do INSS, você doutor precisa ficar atento. Como já dissemos, você pode trabalhar como pessoa física ou então ter um CNPJ médico. Esta escolha impactará diretamente no seu recolhimento previdenciário. Isso porque sua contribuição ao INSS deve ser com a alíquota de 20% sobre os seus ganhos, limitado ao teto do INSS. Sendo assim, é errado o médico recolher seu INSS com a alíquota de 11% sobre um valor maior. Esta alíquota só serve para contribuições com base no salário mínimo. Isso acontece, na maioria das vezes por falta de uma boa orientação contábil.
APOSENTADORIA PARA MÉDICO
Segundo pesquisa publicada, cerca de 34% dos médicos planejam sua aposentadoria. Um índice muito baixo não é mesmo? Por isso estamos aqui para orientá-lo a fazer este planejamento.
Para se aposentar pelo INSS o médico precisa contribuir. Em termos bem simples, o valor da aposentadoria do médico levará em conta o valor das suas contribuições. Em outras palavras, quanto mais contribuições regulares e com valores maiores, melhor será o valor inicial da sua aposentadoria.
APOSENTADORIA POR IDADE PARA MÉDICOS
Se a sua escolha for se aposentar por idade, saiba que o homem se aposenta aos 65 anos e a mulher aos 62 anos de idade. Porém, ambos devem comprovar uma contribuição mínima de 15 anos ao INSS. Existe ainda a possibilidade do médico se aposentar aos 60 anos de idade, comprovando 25 anos de exercício de atividade especial, para os filiados à previdência depois da reforma da previdência que ocorreu em 13/11/2019. Ou seja, você doutor, precisa comprovar que exerceu a profissão em ambientes insalubres, exposto a bactérias, fungos e vírus por 25 anos e ter completado a idade mínima de 60 anos. Ademais, se você exerceu a profissão e consegue comprovar os 25 anos de atividade especial antes da Reforma, ou seja, até o dia 12 de novembro de 2019, consegue se aposentar apenas com esse tempo, sem precisar ter completado os 60 anos de idade.
APOSENTADORIA POR PONTOS PARA MÉDICOS
A aposentadoria por pontos leva em consideração a soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2024 a aposentadoria por pontos é de 101 pontos para os homens e 91 pontos para as mulheres. Todavia, para isso é preciso ter o período de contribuição mínima que é de 30 anos para mulheres e 35 anos para os homens. Neste modelo é possível se aposentar com 100% do salário. Para isso é necessário que as mulheres contribuam por pelo menos 35 anos e os homens com pelo menos 40 anos.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
ATENÇÃO AOS DOCUMENTOS
Em prosseguimento, ressalto que é fundamental que você doutor durante sua vida profissional se atente à documentação. Isso porque, caso precise comprovar exercício de atividade especial, você precisará ter toda a documentação comprobatória. Afinal, a falta de um documento pode comprometer e adiar a sua aposentadoria. Por exemplo, no caso de comprovação de atividade especial o INSS certamente exigirá a apresentação do LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, e também do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
APOSENTADORIA PARA MÉDICO AUTÔNOMO
Para concluir, esclareço que o médico autônomo tem basicamente os mesmos direitos à aposentadoria. Contudo, deve ter mais cuidado à questão dos documentos. Como já dito, deve estar atento ao LTCAT, PPP e outros documentos que podem ser solicitados pelo INSS.
IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE
Ao médico é fundamental contar sempre com uma contabilidade especializada no segmento médico. Além de evitar problemas com fiscalizações, multas, etc., ele poderá ter uma significativa economia no pagamento de impostos. O médico que tem o apoio de uma contabilidade especializada pagará imposto à partir de apenas 6% na sua clínica médica. Quer saber mais? Fale com nossa equipe clicando aqui. Queremos te ajudar! Queremos fazer parte da sua história de sucesso!