AMAMENTAÇÃO DURANTE O HORÁRIO DE TRABALHO

AmamentaÇÃo - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

 

Olá pessoal, tudo bem? A Reforma Trabalhista, dada a publicação da Lei 13.467/17, trouxe mudanças quanto à proteção da maternidade na forma do artigo 396 da CLT. Esta lei garante períodos de amamentação durante a jornada de trabalho.

Se inscreva no nosso canal clicando aqui e fique por dentro de diversos assuntos ligados ao empreendedorismo e direitos do trabalho e previdenciário.

INTERVALO PARA AMAMENTAÇÃO

O artigo 396 da CLT teve sua redação alterada pela Lei nº 13.509, de 22 de novembro de 2017.

Assim. com a mudança, o caput do artigo 396 da CLT estendeu o direito ao intervalo de amamentação para mães adotantes, estabelecendo que:

“Para amamentar seu filho, inclusive se advindo de adoção, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais de meia hora cada um”.  

Portanto, a empregada terá dois descansos especiais de meia hora cada para amamentar o filho até os seus seis meses de idade.

Ademais, o intervalo para amamentação deve ser um acordo entre e empresa e a empregada, observados alguns requisitos. Lembrando que esses períodos especiais, de forma alguma, se confundem com período de repouso e de alimentação. Além disso, caso haja necessidade constatada pelo médico, a idade de 6 meses da criança poderá ser estendida.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Mas, se a empresa conte com mais de 30 mulheres no seu quado de funcionários, o artigo 400 da CLT diz que deverá disponibilizar local adequado para amamentação com berçário, sala de amamentação, cozinha e instalações sanitárias.

DESCUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO

Havendo violação do direito de intervalo para a empregada que amamenta seu filho, não sendo concedidos os descansos legais para essa finalidade específica, a jurisprudência entende como  horas extras do período, aplicando, por analogia, os mesmos efeitos previstos no artigo 71, § 4º, da CLT e na Súmula 343 do Tribunal Superior do Trabalho.

Retire gratuitamente dentro no nosso site e-books totalmente gratuitos clicando aqui.

LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL

 

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Olá pessoal! Um cliente insatisfeito é uma grande preocupação e…
Cresta Posts Box by CP

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais